Carros que serão lançados no Brasil em 2022

Mercado brasileiro terá lançamentos aguardados em diversos segmentos, com foco em picapes, hatches e SUVs

 

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep Commander e o novo Hyundai Creta, entre outros. Para o próximo ano, as fabricantes preparam novidades focadas em outros segmentos, como hatches de entrada, picapes, elétricos e sedã. Aqui, preparamos esta lista com os 10 principais carros que chegarão ao Brasil em 2022.

Como tradicionalmente fazemos, dividimos os carros que serão lançados em 2022 em quatro diferentes categorias: modelo inédito, nova geração, reestilização e nova versão. Além disso, também apontamos o período do ano previsto para a estreia e os preços estimados de cada um deles. Confira:

Novo Citroën C3

Revelada em setembro de 2021, a nova geração do Citroën C3 é exclusiva para mercados emergentes, como Brasil e Índia. A plataforma do novo modelo é a CMP, a mesma do Peugeot 208, mas com soluções simplificadas para torná-lo acessível. O modelo ganhou estilo inspirado em SUVs, como altura elevada do solo, rack de teto e molduras plásticas ao redor das caixas de roda. Do lado de dentro, o hatch compacto tem como destaque a central multimídia com tela flutuante de 10 polegadas e espelhamento sem fio, que virá de fábrica no modelo nacional. Um dos carros mais aguardados de 2022, o novo C3 deverá estrear com o mesmo motor 1.6 EC5 flex de 118 cv do 208. As opções de câmbio serão manual de cinco marchas e automático de seis marchas. No futuro, o modelo poderá utilizar os motores de origem Fiat, com opções dos nacionais 1.0 Firefly aspirado, 1.3 Firefly aspirado e 1.0 GSE T200 (turboflex).

O que é? Nova geração

Quando chega? Março de 2021

Quanto vai custar? R$ 75 mil (estimado)

Fiat Fastback

A Stellantis prepara para 2022 a estreia do Fiat Fastback, SUV com traços de cupê que irá compartilhar a plataforma MLA com o Pulse. O novo modelo deverá utilizar os mesmos faróis e grade do SUV lançado em 2021, com pequenas mudanças na posição dos faróis de neblina. As maçanetas traseiras deverão ser de embutir, aos moldes do Honda HR-V, como mostrou nosso flagra exclusivo. O visual da traseira deverá repetir os elementos do conceito Fastback, de 2018, com lanternas bastante afiladas, placa alojada no para-choque e logotipo da marca em destaque ao centro da tampa. A expectativa é que, ao contrário do Pulse, o novo Fiat Fastback tenha somente motores turbo (1.0 T200 e 1.3 T270) para competir em uma faixa de preços superior, posicionando-se no intervalo entre as configurações flex de Jeep Renegade e Compass (entre R$ 130 mil e R$ 150 mil).

O que é? Modelo inédito

Quando chega? Terceiro trimestre de 2022

Quanto vai custar? R$ 130 mil (estimado)

Peugeot Landtrek

A Peugeot irá reforçar a gama de utilitários no Brasil com a picape média Landtrek, que terá versões cabine dupla voltadas a frotistas e ao consumidor final. A Landtrek foi desenvolvida em conjunto com a fabricante chinesa Changan, que comercializa a picape Kaicheng F70. Os dois modelos se diferenciam por alguns detalhes no visual externo, como para-choques distintos e lanternas exclusivas. O visual da cabine traz pontos em comum com o SUV 3008, como os botões estilo aviação, multimídia flutuante e volante de dois raios. Em outros mercados, a picape tem opções de motores 2.4 turbo a gasolina (210 cv), 1.9 turbodiesel (150 cv) e 2.0 turbodiesel (181 cv), com opções de câmbio manual ou automático de 6 marchas.

O que é? Modelo inédito

Quando chega? Segundo semestre de 2022

Quanto vai custar? R$ 200 mil (estimado)

Ford Maverick

A Ford Maverick já teve as primeiras unidades desembarcadas em solo brasileiro para eventos de pré-lançamento. A chegada oficial da picape às concessionárias será em fevereiro, quando serão oficializados os preços e versões. Apesar de estar homologada também no acabamento XLT, a Ford Maverick será lançada inicialmente na opção Lariat com o pacote off-road FX4. O kit de acessórios acrescenta rodas escurecidas, engate removível, ganchos de reboque aparentes na dianteira, pneus de uso misto e adesivos FX4 nas laterais da caçamba. A picape terá a mesma mecânica do Bronco Sport Wildtrack, com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv de potência e 38 kgfm de torque e câmbio automático de 8 marchas, com sistema de tração integral AWD.

O que é? Modelo inédito

Quando chega? Fevereiro de 2022

Quanto vai custar? R$ 245 mil (estimado)

Renault Kwid elétrico

A Renault oficializou a chegada do Kwid elétrico ao Brasil em 2022. Antes do modelo plugável estrear, as versões nacionais com motor 1.0 terão uma leve reestilização no fim de janeiro. Em meados do ano, o Kwid elétrico irá estrear com especificações semelhantes às do Renault City K-ZE e do Dacia Spring europeu (nas fotos), que traz motor elétrico de 44 cv de potência. A bateria de tração possui 26,5 kWh e pode entregar até 225 km de autonomia no ciclo europeu WLTP, que mescla cidade e estrada. No padrão WLTP City (urbano), o alcance pode chegar a 295 km. A recarga total da bateria pode levar 14 horas em tomadas domésticas de 220V. Já em estações de 30kW de corrente contínua (DC), é possível carregar 80% da capacidade em menos de 1 hora.

O que é? Nova versão

Quando chega? Terceiro trimestre de 2022

Quanto vai custar? R$ 160 mil (estimado)

Nova Chevrolet Montana

Fora de linha desde maio de 2021, a Chevrolet Montana irá retornar ao catálogo nacional da fabricante no segundo semestre de 2022. A nova geração da picape só manterá o nome usado no passado, já que crescerá em tamanho e terá quatro portas para disputar mercado com a Fiat Toro. O esboço divulgado pela GM revelou que as linhas da dianteira e coluna do para-brisa terão traços que remetem ao novo Trailblazer, SUV médio de estrutura monobloco vendido na China nos EUA – totalmente diferente do modelo nacional, derivado da S10. A mecânica deverá ser compartilhada com o novo Tracker, que traz opção de motor 1.2 turbo flex de 133/132 cv (E/G) e câmbio automático de seis marchas. A nova Montana deverá ter capacidade total de carga entre 650 kg e 750 kg.

O que é? Nova geração

Quando chega? Segundo semestre de 2022

Quanto vai custar? R$ 140 mil (estimado)

Novo Honda HR-V

A nova geração do Honda HR-V será produzida em Itirapina (SP), junto aos novos City e City Hatch. O modelo nacional deverá seguir o estilo do SUV japonês, embora a marca tenha registrado duas opções de grades para a dianteira. Apesar do capô alongado e da traseira com ares de cupê, o Honda HR-V 2023 manteve o porte do antecessor, com 4.330 mm de comprimento (1 mm extra), 1.790 mm de largura (18 mm a mais), 1.580 mm de altura (70 mm mais baixo) e 2.610 mm de distância entre eixos (mesma medida da segunda geração). Na mecânica, o SUV deverá manter o motor 1.5 turbo de 173 cv da atual versão Touring, com atualização para injeção flex.

O que é? Nova geração

Quando chega? Segundo semestre de 2022

Quanto vai custar? R$ 150 mil (estimado)

BMW i4

A BMW irá aumentar a gama de modelos totalmente elétricos em 2022, com a chegada já confirmada do SUV iX e do sedã i4. Este último possui estilo de cupê, apesar das quatro portas. Na configuração topo de linha, chamada de i4 M50, dois motores elétricos (um em cada eixo, para tração integral) produzem 544 cv de potência e 81 kgfm de torque. Com transmissão de marcha única e 2.215 kg de peso total, o i4 M50 é capaz de acelerar de 0 100 km/h em 3,9 segundos e alcançar a velocidade máxima de 225 km/h (limitada eletronicamente). A bateria de 83,9 kWh do BMW i4 M50 é capaz de fornecer até 510 km de autonomia pelo ciclo WLTP. O elétrico também é vendido na versão i4 eDrive40, com tração traseira, 340 cv e autonomia de 590 km.

O que é? Modelo inédito

Quando chega? Primeiro semestre de 2022

Quanto vai custar? R$ 600 mil (estimado)

Nissan Frontier reestilizada

A fábrica de Santa Isabel, na Argentina, foi modernizada para começar a fabricar a Frontier reestilizada. Aguardada para 2021, a picape teve o cronograma atrasado e irá estrear no segundo semestre de 2022, já como linha 2023. O novo visual inclui grade ampliada e faróis com arranjo interno revisto e iluminação full LED, além de para-choque com linhas mais retilíneas. Na traseira, a tampa da caçamba tem nova estamparia com o nome do carro e lanternas em LED. Na mecânica, a Frontier 2023 deverá continuar com as duas versões do motor 2.3 diesel, com um único turbo (160 cv) ou biturbo (190 cv). 

O que é? Reestilização

Quando chega? Segundo semestre de 2022

Quanto vai custar? R$ 225 mil (estimado)

Novo Honda Civic

Com o fim da produção nacional da décima geração em dezembro de 2021, o Honda Civic terá um hiato de quase um ano longe do mercado brasileiro. A boa notícia é que a décima primeira geração está garantida para estrear por aqui. Já a má é que, como virá importado, o sedã terá poucas versões disponíveis e preço inicial ao redor dos R$ 200 mil. Com visual mais sóbrio, o novo Honda Civic cresceu em quase todas as dimensões, com 4.774 mm de comprimento (+ 133 mm), 1.801 mm de largura (+ 2 mm), 1.415 mm de altura (- 18 mm) e 2.736 (+ 36 mm) mm de distância entre eixos. Apesar disso, o volume do porta-malas foi reduzido, passando de 525 litros para 419 litros. Apesar de manter o motor 2.0 aspirado de 160 cv nos Estados Unidos, o Civic 2023 deverá ser importado apenas com o 1.5 turbo de 182 cv.

O que é? Nova geração

Quando chega? Quarto trimestre de 2022

Quanto vai custar? R$ 200 mil (estimado)

Fotos: Divulgação

Share This