- Publicidade -

Progetto 363

Modelo inédito será o primeiro carro da marca a ser construído na base modular MLA, uma evolução da utilizada pelo Argo

A Fiat revelou alguns detalhes técnicos sobre o novo SUV compacto da marca, que poderá ser batizado de Pulse, Domo ou Tuo. O modelo será construído na nova plataforma modular MLA, uma evolução da base MP1 utilizada pelo Argo. O lançamento oficial do SUV será no segundo semestre.

De acordo com a Stellantis, a plataforma MLA foi desenvolvida na América do Sul e será utilizada nos próximos lançamentos produzidos em Betim (MG), incluindo comerciais leves. Na definição da fabricante, uma plataforma é a base para o DNA do carro. “É a partir dela que se determina tecnicamente as opções de motorização, direção, suspensões e até as partes elétrica e eletrônica do automóvel”, explica a empresa, em nota.

- Publicidade -

No inédito SUV, a plataforma MLA traz novas suspensões dianteira e traseira, sistema de direção específico, nova arquitetura eletrônica, opção de motores aspirado e turbo e novas transmissões. A nova base também irá permitir níveis mais altos em segurança, dirigibilidade e rigidez torcional. Com a atualização da estrutura eletrônica, o novo SUV terá central multimídia com conexão 4G nativa e sistema de frenagem autônoma de emergência, itens presentes na Fiat Toro 2022.

No caso dos motores, o SUV fará a estreia do 1.0 GSE turbo, com potência estimada na casa de 130 cv, além de também utilizar o 1.3 Firefly de 109 cv. Já o câmbio deverá ser um novo automático do tipo CVT para ambos os motores, com opção de caixa manual para o modelo de entrada.

O desenvolvimento da plataforma MLA contou com a participação de 200 pessoas, entre técnicos, engenheiros, time de campo e fornecedores. Em 2 anos de trabalho, foram 5 mil horas de cálculos e simulações de desempenho e mais de 2 milhões de quilômetros de testes de rodagem reais em estradas, pistas de testes e simuladores de chassis.

- Publicidade -

Fotos: Divulgação

Share This