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Chevrolet CobaltEntre compactos, sedãs e peruas, o mercado brasileiro perdeu representantes de vários segmentos ao longo do ano

 

Todo ano há modelos que deixam o mercado, seja por uma decisão mercadológica das fabricantes ou porque são substituídos por projetos mais modernos. Em 2020, não foi diferente. A Revista CARRO lista a seguir os carros que saíram de linha no Brasil ao longo do ano. Será que você se recorda de todos?

Nissan March

Nissan March 2016

A Nissan confirmou o fim da produção do compacto March em agosto, segundo comunicado oficial, como “parte natural do ciclo de vida do produto”. Ele deverá ter um substituto, mas que não deve chegar ao Brasil antes de 2022.

Volkswagen Passat

VW Passat Highline 2018

Também em agosto os brasileiros deram adeus ao Volkswagen Passat, que deixou de ser oferecido quando acabaram os estoques da linha 2019. Ele era comercializado na versão única Highline, com motor 2.0 TSI de 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque e câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) de seis marchas.

Hyundai Elantra

Hyundai Elantra

O ano começava em janeiro com a saída do Hyundai Elantra, que deixou o site da marca sem alarde nem comunicado oficial. Importado da Coreia do Sul, ele amargava resultados baixos em vendas desde o seu lançamento no mercado brasileiro, em 2011 – o sedã passou por uma reestilização em 2018. Em março, porém, estreava lá fora a nova geração, sem previsão de retorno ao Brasil.

Ford Fusion

Dianteira Ford Fusion Titanium 2019

O sedã deixou de constar no site da marca aqui no Brasil em maio, sem previsão de nova geração nem mesmo no exterior. Com o segmento de sedãs grandes em queda, ele deverá ser substituído por SUVs na mesma faixa de preço, mercado que vem crescendo constantemente – entre eles o novo Territory.

Chevrolet Cobalt

O sedã Chevrolet Cobalt deixou de ser produzido em março, abrindo espaço para os clientes migrarem para o novo Onix Plus. As vendas seguiram por mais alguns meses, até o final dos estoques. O modelo, lançado em 2011, teve somente uma reestilização, apresentada em 2015.

Fiat Weekend

Fiat Weekend Adventure

A última unidade da perua Fiat Weekend deixou a linha de produção em Betim (MG) em janeiro, encerrando assim um ciclo de 23 anos. O modelo estreou a roupagem aventureira em 1999 com o Palio Weekend Adventure, primeiro carro de passeio do mercado brasileiro a adotar essa caracterização visual off-road.

Volvo V60

Mais uma perua a deixar o mercado nacional, o Volvo V60 deixou de ser importado para o País em novembro, então oferecido em versão única, Momentum, por R$ 225.950. Sua saída faz parte dos planos da marca de oferecer apenas modelos com alguma versão híbrida no Brasil até 2021.

Fiat Argo e Cronos GSR

Em janeiro, com a chegada da linha 2020, a Fiat retirou do catálogo o Argo Drive 1.3 equipado com o câmbio automatizado GSR. Meses depois, em outubro, foi a vez do sedã Cronos perder a opção automatizada, encerrando a oferta deste câmbio no Brasil.

Fiat Mobi Way e Drive 

Fiat Mobi

Também na reestruturação da linha 2020, o Mobi perdeu a versão aventureira Way e a Drive – esta última trazia motor 1.0 Firefly de 77 cv e 10,9 kgfm (com etanol). Com isso, o compacto passou a ser oferecido somente com o 1.0 Fire EVO de 75 cv e 9,9 kgfm de torque (etanol), sempre com câmbio manual de cinco marchas.

 

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