Ford Territory Titanium 2021

Importado da China, utilitário esportivo médio aposta em tecnologia e conectividade para enfrentar o Jeep Compass. Será suficiente para vencer o líder?

 

A genealogia é a ciência que estuda a origem e linhagem de diversas gerações de famílias. No mundo dos carros, há familiaridade entre os diversos modelos que integram o portfólio das marcas, ainda que tenham carrocerias distintas. A Ford, que passará a concentrar seus esforços no lançamento de SUVs e picapes, inaugura uma linhagem diferente com o Territory: a de origem chinesa.

O novo Ford é derivado do SUV chinês JMC Yusheng S330. O modelo é fabricado em Xiaolan, na China, pela própria JMC. Por isso diversos pontos do carro (como componentes sob o capô) trazem indicações em mandarim. A novidade não possui nenhum parentesco com qualquer Ford vendido no Brasil, o que inclui peças estruturais, mecânicas ou de acabamento – a exceção à regra é o emblema da fabricante.

A marca do oval azul garante que o Territory oferecido por aqui traz modificações nas buchas da suspensão e amortecedores, além de pneus mais silenciosos (Goodyear Assurance Fuel Max AN 235/50R18) e reforço no isolamento acústico. Segundo a Ford, o desenvolvimento do Territory incluiu 100 mil quilômetros de testes de rodagem e 10 mil horas de validações em laboratórios e campos de provas no Brasil.

Ford Territory Titanium 2021

O motor do novo SUV é um 1.5 turbo da família EcoBoost, com injeção direta de combustível, intercooler e comando de válvulas variáveis. Somente a gasolina, produz 150 cv de potência a 5.300 rpm e 22,9 kgfm de torque entre 1.500 e 4.000 rpm. Este motor opera no ciclo Miller, a fim de aumentar a eficiência energética. O câmbio é automático do tipo CVT (fornecido pela empresa Punch Powertrain), com simulação de oito marchas e tração sempre dianteira.

Ford Motor Territory Titanium 2021

Em relação ao fato de não ser flex, a Ford justifica a escolha pela pressa em lançar o modelo e pelo fato de o consumidor do segmento não priorizar o abastecimento com etanol.

O Territory possui 4.580 mm de comprimento, 1.936 mm de largura, 1.674 mm de altura e 2.716 mm de distância entre eixos. Para efeito de comparação, o Compass mede, na ordem: 4.416/1.819/1.639/2.636 mm.

Interior Ford Territory Titanium 2021

Como anda o Territory?

Apesar dos números razoáveis de potência e torque, os 1.632 kg de peso em ordem de marcha jogam contra qualquer proposta de esportividade. As respostas em acelerações e retomadas até agradam para o porte do Territory, mas há um perceptível efeito turbo-lag (atraso no enchimento do turbo) abaixo de 1.500 rpm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente).

Em velocidade de cruzeiro, a 120 km/h, o motor gira a baixas 1.850 rpm. Porém, a qualquer aclive mínimo, a caixa CVT eleva a rotação desnecessariamente para a casa de 3.500 rpm, o que compromete o consumo. Neste caso, a saída do motorista é optar pela seleção de “marchas” no modo manual, que desabilita a ativação do controle de cruzeiro.

Câmbio Ford Territory Titanium 2021

O ajuste de suspensão segue a cartilha chinesa e privilegia o conforto, com acerto macio e ótima absorção de impactos e imperfeições do asfalto. Mesmo assim, há bom controle de distensão de molas e amortecedores ao transpor desníveis, como lombadas. Em curvas, a rolagem da carroceria é contida e compatível com o centro de gravidade elevado. A direção (assistida eletricamente) é bastante leve em manobras e tem peso correto em velocidade de cruzeiro, com centro bem definido – ao contrário de outros modelos que vêm da China.

Silêncio a bordo

Um dos maiores destaques do novo Ford é o isolamento acústico. O cuidado da engenharia com este aspecto aparece no som abafado ao fechar portas e na sensação de isolamento do que acontece do lado de fora. Carros com câmbio CVT costumam apresentar ruídos incômodos em acelerações e retomadas, devido à característica dessa caixa de manter a rotação constante com o pé cravado no acelerador. No Territory, entretanto, há pouquíssima intrusão de ruído do motor na cabine.

Os materiais de acabamento também saltam aos olhos, com couro de boa qualidade em bancos, painel e portas, peças emborrachadas e com encaixes justos. Destoam do conjunto apenas as teclas do volante e o acabamento plástico da alavanca de câmbio, ambos com aspecto simplório. Na versão avaliada, a iluminação ambiente personalizável, com opção de 7 cores, aumenta a percepção de refinamento. Os ocupantes do banco traseiro têm entrada USB e saída de ventilação dedicada.

Multimídia Ford Territory Titanium 2021

Largas, as colunas dianteiras e traseiras exigem atenção com os pontos cegos. Felizmente, há retrovisores com amplo campo de visão e câmeras de estacionamento 360°, com ótima resolução e grafismos tridimensionais do carro que auxiliam bastante o motorista em manobras.

A central multimídia possui tela de 10,1 polegadas e é compatível com espelhamento sem fio de Apple CarPlay, além de Android Auto pelo método convencional (via cabo). A tela possui visual diferente dos Ford nacionais e permite a personalização em diferentes proporções, destacando informações escolhidas pelo motorista (como os comandos de ventilação ou mídia a reproduzir, por exemplo).

Outra novidade trazida pelo Territory é o serviço FordPass Connect. Com roteador de internet 4G embarcada, o veículo possui serviços conectados. Por meio de aplicativo, é possível travar e destravar portas à distância, dar partida remota com acionamento de climatização, verificar o nível de combustível ou a pressão dos pneus pela tela do celular. Também será possível fazer o agendamento online de revisões, diretamente pela tela da central.

Interior Ford Territory Titanium 2021

Os primeiros compradores do Territory terão 1 ano grátis de FordPass Connect – a marca disse ainda não ter definido os valores regulares de assinatura. O fornecimento da internet (com SIM Card 4G embarcado) será oferecido em parceria com a operadora Tim.

O espaço para ocupantes é outro quesito em que o Territory defende-se bem, especialmente no banco traseiro. Há mais espaço para joelhos e ombros que no principal rival, o Jeep Compass. No porta-malas, entretanto, o volume é pequeno, com 348 litros de capacidade – no opoente, são 410 litros.

Porta-malas Ford Territory Titanium 2021

Versões e equipamentos

O Territory estreia em duas versões, SEL (R$ 165.900) e Titanium (R$ 187.900), aqui avaliada. A de entrada vem de série com faróis principais e luzes de rodagem diurna em LED, teto solar panorâmico, central multimídia de 10,1 polegadas, ar-condicionado digital, rodas de 17 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, 6 airbags, câmera de ré e chave presencial.

Ford Territory Titanium 2021

O acabamento topo de linha adiciona frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo com função stop & go (reacelera automaticamente após paradas), monitoramento de pontos cegos, alerta de saída involuntária de faixa, rodas de 18 polegadas, carregamento de celular por indução, bancos em couro claro com aquecimento e ventilação nos dianteiros, retrovisores rebatíveis eletricamente, quadro de instrumentos digital, sensores de estacionamento dianteiros, câmeras 360°, ajustes elétricos no banco do motorista, luzes ambiente em LED e sensor de chuva, entre outros.

Combustível Ford Territory Titanium 2021

Consumo

Segundo dados de fábrica, o consumo do Territory no padrão do Inmetro é de 9,2 km/l na cidade e 10 km/l, na estrada. Em nossa avaliação, conseguimos as médias (com ar-condicionado ligado) de 8,6 km/l em ambiente urbano e 10,7 km/l, no rodoviário. Com tanque de combustível de 52 litros, a autonomia é 499 quilômetros na média PECO (55% cidade/45% estrada).

Ford Territory Titanium 2021

Pré-venda com seguro e revisões grátis

As revisões até 30 mil quilômetros (ou 3 anos) do Territory têm preço sugerido de R$ 1.382. Os compradores que fecharem negócio na pré-venda terão um ano de seguro, três primeiras manutenções gratuitas e entrega do veículo em casa com serviço de desinfecção Ford Clean. A marca está oferecendo ainda condições especiais de financiamento (com parcelas pela metade até 2022) e opção de blindagem homologada, sem perda de garantia (feita pela blindadora certificada Leandrini).

O Territory chega como primeira investida da Ford contra o Jeep Compass, líder dos SUVs médios. Apesar de ter se mostrado um produto competente, o Territory fica mais vulnerável que os nacionais em relação à instabilidade cambial pelo fato de ser importado – certamente, antes da pandemia da Covid-19, os planos da Ford previam preços mais competitivos. A ofensiva da marca, porém, está apenas no começo: os próximos utilitários esportivos serão o Escape híbrido e o Bronco Sport.

Fotos: Gustavo de Sá

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