Lançado em 2008 com o nome de Dualogic, sistema equipou modelos como Stilo, Linea e Punto

 

A Fiat tirou de linha o Fiat Cronos Drive GSR, último modelo zero-quilômetro a oferecer câmbio automatizado de embreagem única no Brasil. O sedã era tabelado a R$ 66.690. Em 2021, a marca deverá adotar caixa automática do tipo CVT para o Cronos e modelos como Argo, Strada e Toro.

O câmbio GSR estreou em 2008 como Dualogic, com desenvolvimento feito pela Magneti Marelli. O sistema era baseado em uma espécie de robô, que fazia as trocas de marcha no lugar do motorista, que comandava apenas os pedais de freio e acelerador. A caixa de câmbio era a mesma mecânica dos carros manuais, e contava com a adição de um kit hidráulico no lugar do trambulador mecânico.

Na Fiat, o câmbio Dualogic (e a versão atualizada, Dualogic Plus) equipou modelos como Stilo, Palio, Siena, Strada, Weeknd, Punto, Bravo, 500, Idea e Linea. Com o nome de GSR, foi aplicado aos mais recentes Argo, Cronos e Mobi.

O câmbio automatizado de embreagem simples foi adotado ainda por outras fabricantes, nos modelos Chevrolet Meriva e Agile (sistema Easytronic), Volkswagen Polo, Polo Sedan, up! e Fox (I-Motion) e Renault Logan e Sandero (Easy’R).

Foto: Arquivo

Share This