Novo HR-V camuflado

HR-V retorna em agosto com fabricação nacional e novo motor 1.5 turbo flex, enquanto a 11ª geração do Civic virá importada em versão única híbrida

 

Após uma grande reestruturação em sua gama de produtos no Brasil, com a saída de modelos como Fit e WR-V, a Honda anuncia a chegada da nova geração do HR-V para agosto deste ano e da 11ª geração do Civic para o último trimestre do ano. Os planos já confirmados incluem ainda novidades para 2023, com um esportivo e os três carros híbridos prometidos em 2018 e que chegariam dentro dos próximos cinco anos.

Por enquanto, a fabricante divulgou oficialmente apenas as fotos camufladas vistas acima. Porém, a seguir listamos o que já sabemos e as fotos dos modelos revelados no exterior.

HR-V terá novo motor turbo 

A fabricante confirma que o SUV terá quatro versões, sendo duas equipadas com o motor 1.5 i-VTEC aspirado de 126 cv, já presente no novo City, além de duas configurações com um inédito motor 1.5 Turbo Flex, desenvolvido para o nosso mercado. O modelo será fabricado em Itirapina, junto com City hatch e sedã, fruto do investimento de R$ 1,1 bilhão em novos processos e tecnologias.

Lá fora, o 1.5 aspirado rende 121 cv, enquanto o 1.5 turbo de quatro cilindros entrega 177 cv de potência e 24,47 kgfm de torque máximo, sempre acoplados ao câmbio automático do tipo CVT. Aliás, o HR-V Touring anterior já trazia um 1.5 turbo a gasolina, mas com potência menor de 173 cv.

Honda HR-V

Está confirmada também uma opção híbrida para rivalizar com o Corolla Cross, provavelmente trazendo o motor 1.5 aspirado em conjunto com outros dois elétricos (sendo um propulsor e um gerador), rendendo juntos 109 cv de potência e 25,8 kgfm de torque – é o conjunto presente no HR-V japonês.

Em sua terceira geração, o HR-V adota estratégias diferentes em cada região. Na Indonésia, por exemplo, foi apresentada recentemente uma versão esportivada RS, enquanto na Europa existe a opção híbrida. Aqui, os desenhos do HR-V 2023 haviam sido registrados em 2021, mostrando o mesmo layout do carro global apresentado no Japão, com uma opção de grade com filetes horizontais e outra com múltiplos elementos cromados. Vale lembrar que o HR-V nos Estados Unidos é completamente diferente, exclusivo para aquele mercado.

Civic virá importado… e híbrido

A Honda também confirmou a chegada ao mercado brasileiro da 11ª geração do Civic no último trimestre deste ano, agora vindo importado em versão única híbrida. A nova geração estreou primeiro nos Estados Unidos no ano passado, mas ganhou sua variante híbrida apenas recentemente. Batizado de Civic e:HEV, ele traz o mesmo conjunto que vinha no Accord vendido no Brasil e que já não é mais oferecido aqui.

Honda Civic e:HEV

Esse conjunto mecânico é composto pelo motor 2.0 aspirado a gasolina, de ciclo Atkinson, que produz 145 cv de potência e 17,8 kgfm de torque. Ele atua em conjunto com outros dois motores elétricos, na maior parte tempo apenas gerando energia para ambos. Juntos, entregam 135 kW (183 cv) e 32,12 kgfm de torque – esses números de desempenho anunciados para o mercado europeu, porém, são menores do que no Accord.

Mais novidades a caminho até 2023

E os entusiastas podem comemorar: o novo Civic Type R também será oferecido por aqui, importado, mas sem data confirmada de lançamento ainda. O modelo foi exibido ainda como protótipo no Salão de Tóquio em janeiro deste ano, com carroceria de quatro portas. Derivado da décima primeira geração do Civic, ele ainda não teve muitos detalhes revelados além do que permite ver o carro camuflado, como a dianteira com grade, para-choque e entradas de ar novas, e a traseira com o grande aerofólio e a saída tripla de escapamento.

Quanto à mecânica, estima-se que o modelo traga uma atualização do motor 2.0 turbo a gasolina do antecessor, que produzia 310 cv de potência e 40,7 kgfm de torque, e será acoplado ao conhecido câmbio manual de 6 marchas.

Para 2023, as novidades confirmadas incluem um SUV inédito, desenvolvido com base na 11ª geração do Civic, além do novo CR-V, ambos híbridos. Isso completa a promessa da marca de trazer três modelos híbridos ao Brasil até 2023: a nova geração do HR-V, o SUV inédito e o CR-V e:HEV.

 

Fotos: Divulgação

Share This