Versão Exclusive do SUV reestilizado aposta em novos itens de assistência à condução e mantém a mecânica utilizada desde a estreia
Se você estava esperando por um Kicks com motorização híbrida no Brasil, temos uma boa e uma má notícia. A boa é que a Nissan não descartou a adoção da tecnologia e-Power – já utilizada pelo Kicks tailandês e pelo novo Note – por aqui no futuro. A má é que a novidade poderá ficar somente para a próxima geração do SUV, devido ao custo inviável causado pela instabilidade cambial. Mas, afinal, o que mudou no novo Nissan Kicks 2022?
Produzido em Resende (RJ), o SUV compacto recebeu para-choque dianteiro redesenhado, faróis mais afilados e grade em “V” ampliada. Na versão avaliada, os faróis são full LED, mesmo tipo de iluminação aplicado às luzes de neblina. A traseira exibe novas lanternas em LED (interligadas por uma barra refletiva, como no Kicks estadunidense) e para-choque revisto, com maior seção pintada na cor da carroceria e a adição de mais um sonar no sensor de estacionamento – passando de 3 para 4 pontos circulares.
Outras novidades são antena estilo barbatana de tubarão em todas as versões e novas rodas de 17” para os acabamentos Advance e Exclusive. Com os novos para-choques, o Kicks cresceu discretos 15 mm no comprimento total, agora de 4.310 mm ao todo. As demais dimensões permaneceram inalteradas, com 1.760 mm de largura, 1.590 mm de altura e 2.610 mm de distância entre eixos. O porta-malas continua com bons 432 litros de capacidade.
Sem motorização híbrida, o Kicks 2022 estreia em três acabamentos (Sense, Advance e Exclusive), motor único (1.6 16V flex) e duas opções de câmbio (manual e automático do tipo CTV). O modelo renovado chega sem reajuste de preços, que vão de R$ 90.390 a R$ 116.390 – clique aqui para conferir todos os preços e equipamentos de série de cada versão.
Novos equipamentos
Do lado de dentro, o Kicks recebeu mudanças discretas, com acabamento em black piano na nova central multimídia com tela de 8” e ao redor dos comandos do ar-condicionado, além de conexão adicional do tipo USB-C. O acabamento é correto, mas demonstra simplicidade em pontos como o tecido do revestimento do teto e a ausência de iluminação nos espelhos dos para-sóis e porta-luvas.
Outros pontos que podem melhorar são a ausência de pintura no cofre do motor (que exibe ainda massas de calafetação, como nos Honda HR-V e WR-V e no Hyundai Creta), o revestimento do assoalho do porta-malas e o apoio de braço dianteiro, que parece acessório do mercado de reposição, com textura de plástico destoante em relação ao restante da cabine.
Em toda a gama, o Kicks passa a trazer de série seis airbags, central multimídia (com tela de 7” na versão Sense), acendimento automático dos faróis e lanternas em LED. Na topo de linha, o destaque é o novo sistema de som da Bose, com 8 alto-falantes, incluindo dois no encosto de cabeça do motorista. O carro avaliado trazia ainda o opcional Pack Tech (sem preço revelado), que traz recursos adicionais de assistência à condução.
O pacote inclui farol alto automático, monitoramento de pontos cegos, alerta de mudança involuntária de faixa (com aviso sonoro e vibração no volante), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e alerta de tráfego cruzado traseiro – o controle de cruzeiro adaptativo do Kicks tailandês não chegou ao SUV nacional. As novas funções têm como base uma câmera alojada no para-brisa, além do radar frontal – realojado do para-choque para a parte traseira do logo Nissan.
Como anda o Nissan Kicks 2022?
Na mecânica, o Kicks mantém o motor 1.6 16V flex usado desde o lançamento, em 2016, com 114 cv de potência a 5.600 rpm e 15,5 kgfm de torque a 4.000 rpm, valores iguais para etanol ou gasolina. A versão Sense será a única com opção de câmbio manual de cinco marchas, sendo as demais vendidas com caixa automática do tipo CVT com função Sport. O Kicks 2022 deverá ainda ter uma configuração exclusiva para o público PCD, com menos equipamentos.
A Nissan fez ajustes de calibração na suspensão, que recebeu novos pontos de fixação dos membros da caixa de direção e do eixo traseiro. “Isso ampliou a área de contato dos componentes, elevando a rigidez do conjunto”, explica o gerente sênior de Engenharia de Produto da Nissan, Riacrdo Abe. O arranjo de suspensões continua do tipo McPherson na dianteira e por eixo de torção, na traseira.
Entretanto, ao contrário do Kicks vendido nos Estados Unidos, o nacional não recebeu freios a disco nas quatro rodas – o SUV continua a ter freios a tambor na traseira, com discos ventilados somente no eixo dianteiro. Desta forma, não há freio de estacionamento eletromecânico em nenhuma das versões.
Mesmo sem mudanças no sistema de freios, o Kicks 2022 consegue “estancar” em menor distância. Mérito dos novos pneus Bridgestone Turanza T005, que substituem os Continental ContiPower Contact de mesma medida (205/55R17) usados até então. Segundo a marca, o novo pneu traz maior coeficiente de atrito, o que garantiu resultados superiores nos testes de frenagem de 100 a 0 km/h feitos pela fabricante: 2,9 metros a menos em asfalto úmido e 1,9 metro em pista seca.
Mesmo com o novo composto de pneus com mais “grip”, a marca diz que não houve prejuízo à eficiência. Nesta versão com caixa CVT, o consumo (padrão Inmetro) é de 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada, com etanol. Com gasolina, na ordem, são 11,3 km/l e 13,6 km/l. Apesar do consumo comedido, a autonomia continua limitada pelo diminuto tanque de combustível de 41 litros.
Nosso primeiro contato com o Kicks Exclusive 2022 com o Pack Plus aconteceu no Haras Tuiuti, no interior de São Paulo. Na pista, o SUV mostrou desempenho apenas adequado à proposta, sem sobras. O motor 1.6 possui entrega de força progressiva, com melhores respostas acima das 3.500 rpm.
O entrosamento com a caixa CVT é bom, com simulação de trocas de seis “marchas” virtuais em Drive, mas sem opção de mudanças manuais. O câmbio traz apenas as funções Sport e L, para quando se deseja obter mais freio-motor. Segundo dados de fábrica, o Kicks Exclusive acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e chega à velocidade máxima de 175 km/h. Para atenuar a intrusão de ruídos na cabine, a Nissan adotou para-brisa acústico ao Kicks 2022. De acordo com a marca, a redução média é de 1,8 dB em condição de aceleração.
Esta versão topo de linha do Kicks 2022 mantém ainda o chamado “controle dinâmico de chassi” (oferecido na antiga versão SL), que atua como complemento do sistema de controle eletrônico de estabilidade. O sistema monitora diferentes parâmetros em tempo real (como ângulo de esterço do volante e rolagem da carroceria) para atuar nos freios, motor e câmbio a fim de manter o veículo na trajetória ideal. Na prática, o Kicks surpreende pelas respostas ágeis da direção e rolagem contida da carroceria em curvas.
Se não inova na mecânica, o Nissan Kicks 2022 ao menos fica no mesmo nível de rivais ao trazer múltiplos airbags de série desde a versão básica e novos recursos de assistência à condução na topo de linha. Ainda que seja econômico e bem equipado, o Kicks Exclusive com o Pack Tech concorre com outros SUVs mais potentes (e igualmente eficientes) na casa dos R$ 120 mil. Desta forma, o custo-benefício do SUV da Nissan permanece mais interessante nas versões intermediárias. Ao menos até a chegada do futuro Kicks e-Power nacional…
• DADOS DE FÁBRICA |
Nissan Kicks Exclusive 1.6 CVT 2022 |
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha |
Cilindrada | 1589 cm³ |
Potência | 114 cv (E/G) a 5.600 rpm |
Torque | 15,5 kgfm (E/G) a 4.000 rpm |
Câmbio | Automático do tipo CVT, simulação de 6 marchas, tração dianteira |
Suspensão (dianteira / traseira) | Indep. McPherson/Eixo de torção |
Pneus e rodas | 205/55R17 |
Freios (dianteira / traseira) | Disco ventilado/tambor |
Peso (kg) | 1.139 |
Comprimento (mm) | 4.310 |
Largura (mm) | 1.760 |
Altura (mm) | 1.590 |
Entre-eixos (mm) | 2.610 |
Porta-malas (litros) | 432 |
Tanque de combustível (litros) | 41 |
Preço | R$ 116.390 |
• MEDIÇÕES INMETRO |
Nissan Kicks Exclusive 1.6 CVT 2022 |
Consumo (em km/l) | |
Cidade (etanol/gasolina) | 7,6/11,3 |
Rodovia (etanol/gasolina) | 9,3/13,6 |
Média PECO (etanol) | 8,4 |
Autonomia etanol (km) | 344 |
• PREÇOS E CUSTOS |
Nissan Kicks Exclusive 1.6 CVT 2022 |
Carro testado | R$ 121.440 |
Versão básica (Exclusive) | R$ 116.390 |
Garantia | 3 anos |
IPVA (4%) | R$ 4.655 |
Revisões (até 30 mil km) | R$ 1.430 |
Fotos: Murilo Góes/Nissan e Divulgação
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