Audi A8 facelift 2022

Rival do Mercedes Classe S, Audi A8 estreia novo visual e sistema de iluminação aprimorado

 

Poucos dias após mostrar a reestilização do A8 L na China, a Audi apresenta a atualização do sedã topo de linha para o mercado europeu. Um dos principais concorrentes do Mercedes-Benz Classe S, o Audi A8 2022 traz novidades no visual e no pacote de equipamentos. As vendas no Velho Continente terão início em dezembro, com preço inicial de 99.500 euros na Alemanha (o equivalente a cerca de R$ 618 mil na conversão direta). 

No visual, o A8 2022 recebeu grade redesenhada, novos nichos no para-choque frontal e faróis mais recortados, que remetem à nova geração do A3. Na traseira, o sedã de luxo manteve o visual clássico, mudando apenas a disposição interna das lanternas, que passam a trazer iluminação Oled. Como na linha Q5, esse tipo de iluminação permite que as luzes sejam ligadas automaticamente assim que qualquer pessoa se aproximar da traseira do modelo.

Os faróis com a função digital Matrix LED, que não ofuscam motoristas à frente ou em sentido contrário, foram atualizados com a tecnologia DMD. Utilizando micro-espelhos digitais, os faróis do novo A8 pode repartir a iluminação em LED em pixels minúsculos. Com cerca de 1,3 milhão de micro-espelhos em cada farol, a função digital Matrix ficou muito mais precisa, segundo a marca.

O sedã manteve as dimensões do modelo anterior, com 5,19 metros de comprimento, 1,95 metros de largura, 1,47 metros de altura e 3 metros de distância entre eixos. O A8 renovado também tem novidades na variante esportiva S8, com para-choques e rodas exclusivos – com as mudanças, o comprimento do modelo chega a 5,20 metros. Na variante de entre-eixos estendido (A8 L), são 5,32 metros de uma extremidade a outra dos para-choques.

Do lado de dentro, o sedã recebeu atualização das centrais multimídia, que têm conexão 4G nativa. No painel principal, duas telas (de 10,1 e 8,6 polegadas) formam o conjunto MMI Touch, enquanto duas telas de 10,1 polegadas no encostos traseiros formam o sistema de entretenimento para os passageiros da segunda fileira. 

Na Europa, o modelo será oferecido com motores 3.0 TFSI V6 (340 cv) ou 4.0 TFSI V8 (460 cv), ambos com a tecnologia híbrida leve. No sedã de entrada, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos, tempo que cai para 4,4 segundos no modelo V8. O esportivo S8 adiciona mais pimenta ao motor V8, para alcançar 571 cv de potência e aceleração até 100 km/h em 3,8 segundos. Em breve, a marca pretende mostrar novas variantes híbridas plug-in.

Fotos: Divulgação

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