Audi A3 Sedan 2021

Três-volumes da Audi aposta no visual renovado e conectividade para enfrentar rivais da BMW e Mercedes

 

A Audi revelou, na Europa, a segunda geração do A3 Sedan. Baseada na quarta linhagem do hatch, o três-volumes chegará às concessionárias no fim de junho, com novidades no visual, na cabine e no conjunto mecânico para enfrentar o Mercedes-Benz A Sedan e o BMW Série 2 Gran Coupé.

Feito na mesma plataforma MQB do antecessor (e do Golf de oitava geração), o A3 Sedan cresceu 4 cm em comprimento (4,50 m ao todo), 2 cm em largura (1,82 m) e 1 cm na altura (1,43 m). O entre-eixos foi mantido com os mesmos 2,63 m.

O visual aproveita a base das linhas do modelo anterior, com reforço nos vincos e aresta dos para-choques, para-lamas e portas. Na versão topo de linha, os faróis são do tipo Matrix LED, que podem acender individualmente cada um dos diodos. As portas traseiras do A3 Sedan trazem as quatro argolas da Audi na base, uma exclusividade em relação ao hatch.

Audi A3 Sedan 2021

O coeficiente de arrasto aerodinâmico melhorou 4 pontos, passando de 0.29 no antecessor para 0.25 no novo modelo. Contribuem para isso a inédita grade com controle dinâmico (que ajusta o fluxo de ar de acordo com a necessidade), o difusor traseiro redesenhado, a nova forma dos retrovisores e os apêndices aerodinâmicos na parte inferior do carro.

A cabine aposta na tecnologia e conectividade, com quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas de série (ou 12,3” como opcional), central multimídia MMI com tela tátil de 10,1 polegadas e alavanca de câmbio minimalista, com acionamento eletrônico. A versão topo de linha dispõe ainda de sistema de projeção de informações no para-brisa (head-up display). A configuração mais completa da central inclui internet 4G integrada, que permite o travamento, destravamento e partida do motor do A3 via celulares com sistema operacional Android.

Audi A3 Sedan 2021

O A3 mantém os recursos de segurança e comodidade já comuns no segmento, como frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de tráfego cruzado. Nesta geração, há alertas de consumo que orientam o motorista a desacelerar em função do tráfego à frente previsto em tempo real pelo GPS.

Neste primeiro momento, o novo A3 Sedan chega ao mercado com dois motores: 1.5 TSFI (gasolina) e 2.0 TDI (diesel), ambos com 150 cv. O primeiro pode ser acoplado ao câmbio manual de seis marchas ou ao automatizado de dupla embreagem (S tronic) e sete marchas – este último é a única opção para o diesel.

Audi A3 Sedan 2021

No 1.5 TSFI com câmbio automatizado, há a adição do sistema híbrido-leve de 48V, que recupera a energia em desacelerações e permite o desligamento do motor por alguns segundos quando em velocidade de cruzeiro.

No Brasil, o atual A3 Sedan deverá ser produzido em São José dos Pinhais (PR) até o fim de 2020. Como o Q3, o novo modelo passará a ser importado e poderá manter o 1.4 TFSI (150 cv) do modelo atual. A chegada está prevista para o primeiro semestre de 2021.

Audi A3 Sedan 2021

Fotos: Divulgação

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