Volvo XC40 Recharge início produção

Com foco no futuro 100% elétrico, fabricantes de carros apostam em desenvolvimento e produção de baterias

 

 

 

Com a acelerada transição para a mobilidade 100% elétrica, as fabricantes de automóveis planejam estratégias para garantir estoque de um dos principais suprimentos para os veículos elétricos: as baterias de tração. Esta semana, a Volvo e a Porsche anunciaram, separadamente, planos para a construção de fábricas de baterias próprias nos próximos anos.

O investimento da Volvo foi realizado a partir da criação de uma joint venture com a Northvolt, empresa sueca de baterias. A parceria terá início em 2022, com o início das atividades em um centro de pesquisa na Suécia para o desenvolvimento das baterias que serão usadas nas próximas gerações de carros da Volvo e da Polestar, linha de esportivos híbridos e elétricos da fabricante. A estratégia da Volvo é comercializar somente carros 100% elétricos a partir de 2030.

A gigafábrica de baterias da Volvo na Europa deverá começar a operar em 2026, com capacidade instalada de até 50 gigawatts hora (GWh) por ano – o país exato de instalação ainda será definido e divulgado posteriormente. Antes disso, a partir de 2024, a fábrica de baterias da Northvolt Ett na Suécia irá fornecer 15 GWh de células de bateria por ano aos modelos híbridos e elétricos da Volvo.

De acordo com a empresa, o primeiro carro a trazer as células de bateria desenvolvidas por meio da joint venture será o sucessor elétrico do SUV XC60, modelo mais vendido da marca no mundo.

Porsche também forma joint venture

Assim como a Volvo, a Porsche também apostou na criação de uma joint venture com empresa do segmento de energia – no caso, a alemã Cellforce Group GmbH. O primeiro passo da parceria será a produção de células de bateria de alto desempenho no centro de desenvolvimento de Weissach, na Alemanha. “A célula de bateria é a câmara de combustão do futuro”, afirma o presidente do Conselho Executivo da Porsche, Oliver Blume.

A futura fábrica de baterias deverá ser instalada nos arredores da sede da Porsche, em Stuttgart. A meta de produção planejada pela joint venture alemã é mais modesta, de 100 MWh por ano, o equivalente a baterias de alto desempenho para 1.000 veículos.

Fotos: Arquivo e Divulgação

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