Renault Bigster Concept SUV 2022

Com 4,6 metros de comprimento, modelo inédito será lançado em 2022 para ficar acima do Duster

A Renault apresentou nesta quinta-feira (14) um plano estratégico para as marcas do grupo em todo o mundo. Chamada de “Renaulution”, a estratégia com foco nesta década prevê foco em aumento da lucratividade e 25 lançamentos até 2025. Uma das novidades será um SUV da Dacia de porte maior que o atual Duster, chamado de Bigster Concept.

O plano estratégico segmenta o foco de atuação do Grupo Renault até 2025 em quatro marcas, cada uma com um objetivo claro: Dacia (veículos de entrada), Renault (modelos de maior valor agregado e elétricos), Alpine (que vai agregar Renault Sport, Fórmula 1 e esportivos elétricos) e Mobilize (compartilhamento de carros).

Na meta de 24 lançamentos até 2025, metade deles será voltada aos segmentos C e D (médios) e ao menos 10 serão veículos 100% elétricos. Para racionalizar os custos, a marca irá reduzir a variedade de plataformas em uso de 6 para 3 e de famílias de motores, passando de 8 para 4. A estratégia já havia sido adiantada em 2020, com a divulgação dos planos para a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e a racionalização de plataformas compactas no Brasil.

As plataformas serão CMF-B (compactos), CMF-CD (médios) e CMF-EV (elétricos) até 2025. Ainda assim, a Renault irá manter bases mais antigas (como a B0+, do Duster) em uso pelos próximos três anos.

Planos da Renault até 2025

A Renault deu pistas sobre os próximos modelos com a revelação de alguns carros-conceito previstos para até 2025. Um deles é o protótipo Renault 5, que resgata a proposta do compacto de mesmo nome lançado em 1972. O Renault 5 2022 é uma releitura do modelo original, com linhas retas, quatro portas, faróis quadrados e lanternas verticais.

A entrada de ar no capô do antecessor virou uma porta de recarga da bateria, já que o novo Renault 5 é um compacto 100% elétrico – as informações técnicas não foram reveladas. Outra novidade aguardada é o sucessor do Mégane, que também será elétrico e terá linha inspiradas pelo conceito eVision, mostrado em 2020.

Na linha Dacia, a surpresa é o Bigster Concept, que adianta um futuro SUV médio para ser posicionado acima do Dacia/Renault Duster. Com 4,6 metros de comprimento, o modelo inaugura uma nova filosofia de estilo para a marca, que inclui um novo logotipo da Dacia. O Bigster surpreende pelas linhas retilíneas, para-lamas destacados, grade iluminada e lanternas em forma de V.

A plataforma do Bigster Concept é a mesma CMF-B das novas gerações de Sandero e Logan, que deverão chegar ao Brasil em 2022. Previsto para o mesmo ano na Europa, o SUV derivado do conceito Bigster não deverá vir ao Brasil antes do fim de 2023. Antes disso, em 2021, a marca irá atualizar o Captur brasileiro com o mesmo visual do modelo russo e o aguardado motor 1.3 turbo flex.

Fotos: Divulgação

Share This