Chevrolet Onix Plus crash-test

Com o novo protocolo, nenhum modelo ainda conquistou 5 estrelas nos testes do Latin NCap, então relembre os últimos a conseguir a nota máxima em 2019

 

A segurança dos veículos vem ganhando força com o passar dos anos, inclusive no Brasil. Tanto que, em 2020, o Latin NCap, órgão que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina e Caribe, anunciou protocolos mais rígidos, incluindo a unificação das 5 estrelas em um único conjunto que contém a proteção de ocupantes adultos e a proteção de ocupantes infantis.

Se você leva em consideração os resultados dos testes de impacto na hora de escolher seu próximo carro, listamos a seguir os últimos carros avaliados pelo Latin NCap – em 2019 – que obtiveram cinco estrelas. Vale destacar, porém, que nenhum modelo conseguiu cinco estrelas entre os testes feitos em 2020, incluindo o Hyundai HB20, ainda que tenham sido divulgados menos resultados no ano passado em função da pandemia de Covid-19.

Chevrolet Cruze

No caso do Chevrolet Cruze, produzido na Argentina, os resultados são válidos para as carrocerias hatch e sedã. A pontuação maior neste novo teste se aplica aos carros fabricados a partir de 21 de maio de 2019, que passaram a vir equipados com seis airbags e controle de estabilidade ESC de série. Este foi o primeiro teste da Chevrolet com resultado máximo para adultos, com observações positivas nos diferentes aspectos avaliados. Quanto à proteção para crianças, o Cruze não conseguiu as cinco estrelas devido à sinalização das ancoragens Isofix, que não atende aos requisitos do Latin NCap, além de ser necessária a melhoria na proteção oferecida ao dummy de três anos no impacto frontal.

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Chevrolet Onix Plus

Fabricado no Brasil, o sedã Chevrolet Onix Plus ficou com a nota máxima na proteção para adultos e crianças, além de receber a bonificação Latin NCAP Advanced Award pela proteção para pedestres. A pontuação máxima se deve ao fato de sedã vir equipado com controle de estabilidade (ESC) e seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), contando ainda com sistema de lembrete do uso do cinto de segurança. Segundo o Latin NCap, o Onix Plus apresentou bom desempenho nos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste, tanto para ocupantes adultos quanto para crianças.

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Chevrolet Onix crash-test

Chevrolet Onix 

O Onix hatch repetiu o bom resultado do sedã Onix Plus. Fabricado no Brasil, o modelo recebeu nota máxima para adultos e crianças e ainda um Latin NCAP Advanced Award pela proteção de pedestres – aliás, é exatamente o mesmo resultado do Onix Plus. Equipado com seis airbags e controle de estabilidade, o hatch apresentou bom desempenho no impacto frontal, lateral e lateral de poste. Destaque também para o Sistema de Aviso de Uso de Cinto de Segurança (SBR) como equipamento padrão nos bancos dianteiro e traseiro. Vale ressaltar que o hatch foi usado no teste de impacto lateral, enquanto os resultados de proteção contra impactos frontais e de poste foram considerados os da versão sedã.

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Toyota Hilux

No caso da picape Toyota Hilux cabine dupla e do SUV SW4, fabricados na Argentina e na Tailândia, o resultado máximo obtido se deve à inclusão do controle de estabilidade e ao total de sete airbags nos modelos fabricados a partir de 1º de julho de 2019. A Hilux também havia passado por crash-test em 2015, quando os requisitos eram diferentes dos atuais, conseguindo cinco estrelas na época. Segundo o Latin NCap, a proteção oferecida para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro foi boa, com observações positivas na maior parte dos pontos avaliados. A área dos pés foi considerada estável e apresentou deformação insignificante.

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Toyota Hilux

Toyota RAV4

Feito no Japão, o SUV RAV4 também conquistou cinco estrelas de proteção para adultos e cinco para crianças. Nos testes, o Latin NCap reforçou que a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa, enquanto o peito do motorista recebeu proteção adequada. Quanto aos joelhos do motorista e do passageiro, a proteção foi considerada boa. No geral, a estrutura do habitáculo foi considerada estável. Os resultados também foram positivos no teste de impacto lateral e no teste lateral de poste.

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VW Jetta e Tiguan

Fabricados no México, Tiguan e Jetta conquistaram ainda dois Latin NCAP Advanced Awards devido à proteção de pedestres e por oferecer frenagem autônoma de emergência (AEB) como opcional. Os dois contam com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além do controle de estabilidade (ESC). Suas estruturas foram consideradas estáveis.

No SUV, a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa, resultado positivo também na proteção para os joelhos do motorista. Na área dos pés, houve deformação insignificante.

No caso do sedã Jetta, a porta da frente se abriu no teste de impacto lateral, o que causou redução de um ponto sobre a pontuação total. Ainda assim, o modelo alcançou cinco estrelas, a nota máxima. Nas demais observações, a proteção foi considerada boa ou adequada.

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Crash-Test VW Tiguan

VW T-Cross

O T-Cross fabricado no Brasil teve os resultados divulgados em março de 2019, junto com a sua chegada ao mercado, ganhando também 5 estrelas de proteção para adultos e cinco para crianças nos testes do Latin NCap. O SUV se saiu bem no teste de impacto frontal, com boa proteção para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro da frente. Para a entidade, a estrutura do habitáculo foi considerada estável. A proteção também foi considerada boa no impacto lateral e no impacto lateral de poste.

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Fotos: Divulgação

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