Porsche 911 GT3

Sétima geração do 911 GT3 adota tecnologias dos carros de corrida, com grande redução de peso e motor boxer de 510 cv de potência

A Porsche revelou hoje (16) a sétima geração do esportivo 911 GT3, desenvolvida em parceria com a divisão de competição Porsche Motorsport. Lá fora, o modelo chega com preço inicial de 167.518,00 euros, com entregas a partir de maio. Já no Brasil, ele está confirmado para o segundo semestre, apenas na versão com cambio PDK. Contudo, ainda não foi informado o preço para o mercado brasileiro.

Porsche 911 GT3

De acordo com a Porsche, o novo 911 GT3 adota tecnologias como layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e aerodinâmica sofisticada, com asa traseira de pescoço de cisne, itens originais da versão de corrida GT 911 RSR.

O mesmo acontece com o motor boxer 4.0 de seis cilindros aspirado que entrega 510 cv de potência e 47,8 kgfm de torque, emprestado do 911 GT3 de corrida. Segundo a fabricante, o objetivo será manter o uso de motores aspirados o máximo de tempo possível, ainda que o uso de turbos seja recorrente no mercado.

- Publicidade -

O câmbio pode ser manual de seis marchas (opcional) ou o PDK de dupla embreagem e sete marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,2 segundos e a velocidade máxima é de 320 km/h (ou 318 km/h com o PDK), sendo mais rápido que o anterior 911 GT3 RS.

Porsche 911 GT3

Outro destaque são os elementos de asa e difusor ajustados manualmente, o que aumenta significativamente a pressão aerodinâmica em altas velocidades em curvas. No lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, o 911 GT3 guiado pelo piloto Lars Kern cumpriu o percurso em menos de sete minutos: 6:59,927 minutos para uma volta completa de 20,8 km.

interior Porsche 911 GT3

Com câmbio manual, o esportivo pesa 1.418 kg e, com câmbio PDK, são 1.435 kg. Para ajudar na redução de peso, o capô é feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), além de contar com vidros leves (6 kg a menos), discos de freio otimizados, rodas de liga leve forjadas e sistema de escapamento esportivo (só isso reduz o peso em pelo menos 10 kg).

O novo 911 GT3 possui modo de exibição para as pistas em que os dois displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central passam a exibir apenas informações como indicador de pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do tanque de combustível e temperatura da água. Além disso, traz um assistente de mudança de marcha visual.

- Publicidade -

interior Porsche 911 GT3

História

O primeiro 911 GT3 foi lançado em 1999 e entregava 360 cv de potência. A segunda geração foi apresentada em 2006, baseada no 911 Tipo 997, com 415 cv. Somente em 2013 surgia o novo modelo, inicialmente rendendo 475 cv – dois anos depois, a cilindrada aumentou para 4,0 litros, entregando 500 cv.

Share This