Tenho dois veículos Hyundai HB20, um está com 32.000 km rodados e o outro com 40.000 km. Os dois estão com a embreagem patinando e a Hyundai não dá nenhuma solução para este problema. O que será?

Jose Alfredo Santos Cardoso

 

Embreagem patina quando:

1. É subdimensionada para o motor e o veículo
2. Quando o material de atrito do disco está totalmente gasto ou perto disso, tanto decorrente da alta quilometragem quanto de mau uso da embreagem, fazendo-a patinar sem necessidade. Por exemplo, manter o veículo imobilizado numa subida usando o motor e a embreagem para essa finalidade.
3. Quando o disco se impregna de óleo vindo do câmbio por falha do retentor da árvore-piloto
4.Quando a embreagem é submetida a esforço anormal e superaquece, levando a mola diafragmática (“chapéu chinês”) e se destemperar e deixar de exercer a força prevista na placa de pressão do platô de embreagem. Sinais de superaquecimento são visíveis, superfícies azuladas no platô de embreagem e volante do motor

É necessário desmontar a embreagem tentar descobrir a causa, mas de todo modo precisará ser substituída.

 


No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai, respondidas por nosso consultor técnico, Bob Sharp. Envie suas dúvidas para bob@revistacarro.com.br informando nome completo e cidade/estado de residência.

Share This