SUV híbrido plug-in recebe leves retoques de estilo e estreia central multimídia com sistema operacional do Google
A Volvo lança no Brasil a linha 2022 do XC60, que chega com leves retoques no visual, gama de versões atualizada e novos equipamentos de série, incluindo central multimídia com sistema operacional do Google. Preços partem de R$ 399.950.
Como na linha anterior, o modelo mantém as versões Inscription (R$ 429.950), R-Design (R$ 439.950) e Polestar Engineered (R$ 466.950). A novidade é a chegada do acabamento de entrada Inscription Expression (R$ 399.950), que, como na linha XC40, substitui a antiga configuração Momentum.
Nas variantes Inscription, as mudanças incluem novos para-choques com mais apliques cromados e nichos laterais maiores. A grade possui frisos verticais e acabamento cromado. Na traseira, o modelo recebe para-choque com friso cromado e sem saídas de escapamento aparente. Já as versões R-Design e Polestar Engineered apostam no visual mais esportivo, com para-choques exclusivos, sem cromados, e grade com acabamento em preto brilhante. Com exceção da topo de linha, o desenho das rodas é novo para toda a gama, com aros de 19 a 22 polegadas.
Do lado de dentro, o modelo traz novas combinações de materiais de acabamento, incluindo a opção livre de couro animal, que utiliza tecido sustentável feito a partir de material reciclado. A partir da versão Inscription, o modelo ganha carregador de celular por indução, head-up display, câmeras 360º e sistema de filtro de ar-condicionado mais eficiente, chamado de Advanced Air Cleaner (capaz de reter 95% das partículas com dimensões menores do que 2,5 micrômetros).
No aspecto de segurança, os sistemas de condução semiautônoma do XC60 2022 ganharam dois recursos adicionais: Ready to Drive (que emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista não perceba) e Emergency Stop Assist (que para completamente o veículo caso o motorista não reaja a nenhum dos alertas emitidos).
A central multimídia mantém a tela vertical de 9”, mas traz novo software Android, com funções nativas do Google e assistente por voz – trata-se do sistema que estreou no XC40 Pure Electric. No aplicativo Google Maps, a navegação passa a ocupar a tela inteira na vertical – com o uso de Apple CarPlay ou Android Auto no XC60 anterior, a tela era dividida em blocos horizontais.
O XC60 possui conectividade 4G embarcada, que pode ser utilizada junto aos aplicativos nativos da central e também para atualizações remotas (over the air). Apesar disso, por enquanto, não há compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay – algo que a Volvo poderá incorporar no futuro com as atualizações via nuvem.
Na mecânica, o XC60 mantém exatamente as mesmas especificações de antes. Todas as versões são híbridas do tipo plug-in, com a união de um motor 2.0 turbo supercharger, de 320 cv, e elétrico de 87 cv. A potência combinada é de 407 cv e o torque total, de 65,2 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas, com tração integral garantida pelo acoplamento do motor elétrico ao eixo traseiro.
Segundo dados de fábrica, o XC60 T8 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Como em toda a gama da marca, a velocidade máxima é limitada a 180 km/h. Por enquanto, a marca ainda não trouxe ao Brasil a atualização da bateria e motor elétrico aplicada ao modelo europeu, o que garante autonomia elétrica de até 90 km. Neste caso, o modelo segue com o alcance em modo totalmente elétrico de até 40 km.
Veja os preços e versões do XC60 2022:
XC60 Recharge Inscription Expression 2022 – R$ 399.950
XC60 Recharge Inscription 2022 – R$ 429.950
XC60 Recharge R-Design 2022 – R$ 439.950
XC60 Polestar Engineered 2022 – R$ 466.950
Fotos: Fabio Aro/Divulgação