Disponível nas carrocerias Sportback e Sedan, nova geração do Audi A3 parte de R$ 229.990
Ficou no passado a estratégia da Audi de fazer o A3 competir em preço com sedãs médios de marcas consideradas generalistas, como Toyota Corolla e Honda Civic. Agora importada, a nova geração do Audi A3 estreia no Brasil com posicionamento diferente e preço inicial de R$ 229.990.
Disponível nas carrocerias Sedan e Sportback (hatch), o novo A3 é vendido nas versões S Line Limited 1.4 (R$ 229.990) e Performance Black 2.0 (R$ 264.990). A quarta geração do hatch (e segunda do sedã) manteve a plataforma modular MQB, com atualizações nas medidas de bitolas e maior utilização de aços nobres.
No Sportback, são 30 mm a mais no comprimento (4.343 mm) e 20 mm adicionais na largura (1.816 mm), enquanto a altura permanece em 1.430 m e o entre-eixos, em 2.636 mm. Já o A3 Sedan cresceu 40 mm em comprimento (4.495 mm ao todo) e 20 mm em largura (1.816 mm), mantendo altura e entre-eixos iguais ao hatch. No porta-malas, hatch e sedã comportam, na ordem, 380 e 425 litros.
O visual do novo A3 aproveita a base das linhas da geração anterior, com reforço nos vincos e aresta dos para-choques, para-lamas e portas. Para o Brasil, todas as versões têm de série do pacote exterior S Line, com maiores entradas/saídas de ar nos para-choques e rodas de 18 polegadas. Na versão topo de linha, os faróis podem receber a tecnologia Matrix LED, que acende individualmente cada um dos diodos e evita o ofuscamento.
Do lado de dentro, a cabine traz avanços em tecnologia e conectividade, com quadro de instrumentos digital de 12,3” de série, central multimídia MMI com tela tátil de 10,1 polegadas e alavanca de câmbio minimalista, com acionamento eletrônico. Há ainda carregador de celular por indução, quatro entradas USB-C, ar-condicionado digital de duas zonas e volante de base aplanada.
Ao volante do novo Audi A3
Nosso contato com a nova geração do Audi A3 aconteceu em um test drive de 290 km entre São Paulo e Tatuí, no interior de São Paulo. Começamos nossa avaliação a bordo da versão topo de linha, que traz motor 2.0 TFSI de 190 cv e 32,6 kgfm de torque. Os mais atentos irão notar que a marca optou por um ajuste mais manso em relação à antiga geração, onde o mesmo 2.0 entregava 220 cv e 35,7 kgfm.
O objetivo, segundo a marca, foi aumentar a eficiência do modelo. Também por isso o câmbio automatizado de dupla embreagem (S tronic) ganhou uma marcha extra, com 7 posições ao todo, e traz função roda-livre, que desacopla o câmbio em desacelerações e declives. Mesmo com 30 cv a menos, o novo A3 2.0 agrada pelas respostas ao volante, com entrega quase imediata de torque e excelente agilidade nas trocas de marcha.
A dirigibilidade está um degrau acima do modelo anterior, com respostas mais diretas da direção e ajuste de suspensão mais firme, sem prejuízo para o conforto dos ocupantes. Junto aos novos bancos do tipo concha do pacote S Line interior (opcional) e do volante de base reta e com couro perfurado, a impressão é semelhante à de se estar a bordo da variante esportiva RS do modelo.
Segundo dados de fábrica, o A3 2.0 2022 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 248 km/h na carroceria Sedan (241 km/h no hatch). Em consumo, as médias no padrão do Inmetro são de 10,1 km/l, na cidade, e 12,3 km/l, na estrada, para o hatch. No três-volumes, as marcas são de 10,1 km/l e 12,5 km/l, respectivamente.
O modelo traz boas sacadas, como o quadro de instrumentos personalizável com 3 modos de visualização, espelhos retrovisores aquecíveis e alavanca eletrônica de seleção de marcha. Porém, é inexplicável a ausência da função de retenção automática do freio (auto hold), que equipava o antigo modelo, além de memória para o ajuste elétrico dos bancos.
O A3 também peca ao não oferecer, nem como opcionais, sistemas de assistência à condução já comuns nesta faixa de preço, como frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, sensores de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro.
A bordo da versão S Line Limited 1.4, o ambiente interno é semelhante, com as mesmas telas de 12,3 e 10,1 polegadas para o quadro de instrumentos e central multimídia, respectivamente. A lista de equipamentos é mais enxuta e não traz ajustes elétricos para o bancos e nem teto solar elétrico.
No campo das sensações ao volante, o motor 1.4 TFSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, não deixa muito a desejar em relação à opção mais potente. Junto ao novo câmbio automático epicicloidal de 8 marchas (o mesmo do novo Jetta estadunidense), o A3 entrega respostas ágeis e consumo comedido, mesmo sem a função roda-livre da caixa de dupla embreagem. Boa evolução desta geração é que, além do novo câmbio, a versão com motor 1.4 também traz suspensão independente multibraço no eixo traseiro (enquanto o antigo A3 Sedan nacional adotava eixo de torção).
Ainda de acordo com a fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,8 segundos, com velocidade máxima de 227 km/h no A3 Sedan (219 km/h no Sportback). Com relação ao consumo, conseguimos a boa média de 20,1 km/l entre estrada e cidade. Pelos dados do Inmetro, as marcas são de 9,6 km/l em ambiente urbano e 11,4 km/l, em percurso rodoviário, para a carroceria Sportback. No sedã, na ordem, são 9,5 km/l e 11,7 km/l.
Ainda que não ofereça itens de assistência à condução, a nova geração do Audi A3 deu um salto em dirigibilidade, estilo e eficiência. Com a oferta de dois níveis de potência e duas carrocerias, o modelo volta a ter bons atributos para fisgar clientes de olho nos modelos das rivais BMW (Série 1 e Série 2 Gran Coupé) e Mercedes-Benz (Classe A e Classe A Sedan), que têm preços iniciais ao menos R$ 50 mil mais altos, na casa dos R$ 280 mil.
Fica técnica – Audi A3 Sportback S Line Limited 1.4
• DADOS DE FÁBRICA |
Audi A3 Sportback S Line Limited 1.4 TFSI Tiptronic |
| Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, turbo |
| Cilindrada | 1.395 cm³ |
| Potência | 150 cv (G) entre 5.000 e 6.000 rpm |
| Torque | 25,5 kgfm (G) entre 1.500 e 3.500 rpm |
| Câmbio | Automático de 8 marchas, tração dianteira |
| Suspensão (dianteira / traseira) | Indep. McPherson/Indep. Multibraço |
| Pneus e rodas | 225/40R18 |
| Freios (dianteira / traseira) | Disco ventilado/Disco |
| Peso (kg) | 1.415 |
| Comprimento (mm) | 4.343 |
| Largura (mm) | 1.816 |
| Altura (mm) | 1.430 |
| Entre-eixos (mm) | 2.636 |
| Volume do porta-malas (litros) | 380 |
| Tanque de combustível (litros) | 50 |
| Preço básico | R$ 229.990 |
Fica técnica – Audi A3 Sedan Performance Black 2.0
• DADOS DE FÁBRICA |
Audi A3 Sedan Performance Black 2.0 TFSI S tronic |
| Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, turbo |
| Cilindrada | 1.984 cm³ |
| Potência | 190 cv (G) entre 4.200 e 6.000 rpm |
| Torque | 32,6 kgfm (G) entre 1.500 e 4.180 rpm |
| Câmbio | Automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, tração dianteira |
| Suspensão (dianteira / traseira) | Indep. McPherson/Indep. Multibraço |
| Pneus e rodas | 225/40R18 |
| Freios (dianteira / traseira) | Disco ventilado/Disco |
| Peso (kg) | 1.485 |
| Comprimento (mm) | 4.495 |
| Largura (mm) | 1.816 |
| Altura (mm) | 1.430 |
| Entre-eixos (mm) | 2.636 |
| Volume do porta-malas (litros) | 425 |
| Tanque de combustível (litros) | 50 |
| Preço básico | R$ 264.990 |
















A matéria apresenta um erro.
O carro tem sim auto-hold no entanto a Audi optou por retirar o botão físico (minimalismo). O acionamento é feito pelO MMI e chama-se assistente de parada.
Os veículos da Audi são muito especiais e apesar de pertencerem ao Grupo VW nunca deixaram que a marca se vulgarize ou caia na boca do povo de modo pejorativo como ocorreu no “Dieselgate” que lançou suspeitas sobre grande parte da indústria automobilística germânica. Em geral são carros de alto desempenho em sua classe e de fino e elaborado acabamento.