A Volkswagen comemora hoje (18) os 60 anos de sua fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP). A celebração é marcada pelos 14 milhões de veículos produzidos na unidade, que foi a primeira fábrica da multinacional construída fora da Alemanha. O complexo industrial abriga atividades como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos.

Em sua história, mais de oito mil unidades do Fusca produzidas na Anchieta foram emplacadas só em 1959, ano da inauguração, um volume muito acima das duas mil unidades vendidas entre 1953 e 1957, quando o modelo vinha da Alemanha juntamente com a Kombi, para ser montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A partir de 1962, o Fusca, que viria a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas em 1972, já era líder de vendas do mercado brasileiro, posição que manteria por 24 anos consecutivos.

A fábrica foi também responsável pela produção de modelos exportados a partir de 1970. Entre os carros memoráveis feitos em São Bernardo do Campo, além de Fusca e Kombi, estão: Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. Atualmente, a fábrica produz Polo, Virtus, Saveiro e Saveiro Cross.

O início da década de 1970 ainda foi marcada pela construção do Laboratório de Segurança Veicular, levando a Volkswagen a realizar crash tests no Brasil. Outro ponto marcante da história da fabricante ocorreu no início dos anos 2000, quando foi inaugurada a linha de montagem do Polo, carro de plataforma mundial. A chamada ‘Nova Anchieta’, que recebeu à época investimentos de R$ 2 bilhões, era equipada com as tecnologias e processos que incluíam 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada.

Já em 2017 a empresa, que adotou a estratégia modular MQB, investiu nas áreas de Planejamento, Infraestrutura, TI e Logística, com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0. Em agosto deste ano, a Volkswagen comunicou o investimento de R$ 2,4 bilhões destinados a um novo lançamento em 2020, incluindo aportes em digitalização, sistemas de TI e inovações tecnológicas na unidade.

 

Leia mais

 

FLAGRA: novo SUV da Volkswagen roda no Brasil

Avaliação: Volkswagen Polo GTS resgata seu sobrenome

A história de uma Volkswagen Brasília nunca emplacada

Share This