A Volkswagen comemora hoje (18) os 60 anos de sua fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP). A celebração é marcada pelos 14 milhões de veículos produzidos na unidade, que foi a primeira fábrica da multinacional construída fora da Alemanha. O complexo industrial abriga atividades como Estamparia, Armação, Pintura, Montagem Final, Centro de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Novos Produtos.
Em sua história, mais de oito mil unidades do Fusca produzidas na Anchieta foram emplacadas só em 1959, ano da inauguração, um volume muito acima das duas mil unidades vendidas entre 1953 e 1957, quando o modelo vinha da Alemanha juntamente com a Kombi, para ser montado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A partir de 1962, o Fusca, que viria a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas em 1972, já era líder de vendas do mercado brasileiro, posição que manteria por 24 anos consecutivos.
A fábrica foi também responsável pela produção de modelos exportados a partir de 1970. Entre os carros memoráveis feitos em São Bernardo do Campo, além de Fusca e Kombi, estão: Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. Atualmente, a fábrica produz Polo, Virtus, Saveiro e Saveiro Cross.
O início da década de 1970 ainda foi marcada pela construção do Laboratório de Segurança Veicular, levando a Volkswagen a realizar crash tests no Brasil. Outro ponto marcante da história da fabricante ocorreu no início dos anos 2000, quando foi inaugurada a linha de montagem do Polo, carro de plataforma mundial. A chamada ‘Nova Anchieta’, que recebeu à época investimentos de R$ 2 bilhões, era equipada com as tecnologias e processos que incluíam 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada.
Já em 2017 a empresa, que adotou a estratégia modular MQB, investiu nas áreas de Planejamento, Infraestrutura, TI e Logística, com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0. Em agosto deste ano, a Volkswagen comunicou o investimento de R$ 2,4 bilhões destinados a um novo lançamento em 2020, incluindo aportes em digitalização, sistemas de TI e inovações tecnológicas na unidade.
Leia mais
Iniciei minha juventude trabalhando em uma concessionária da Volkswagen e trabalhei por 15 anos e sou muito fam. do seus carros tinha sonho em trabalhar numa de suas fabricas
Sou um apaixonado pelos Veículos VW, até o momento já comprei 5 deles: 03 Parati, uma CL 1.8 alcool ano 1993, rodou comigo 360.000 Km sem problemas de motor, outra Parati MI 1.8 Gasolina rodou comigo 160.000 Km sem problemas de motor e mecânica, outra Parati Track & Field 2006 1.6 Total Flex rodou comigo 125.000 Km sem nenhum problema de motor e mecânica, um Polo Hatch 2005 Serie Ouro 1.6 Flex está comigo e já rodou 168.000 Km sem nenhum problema de motor e mecânica, por fim estou insatisfeito com a minha Space Fox iTrend 2012/2012 1.6 Flex motor EA111 com 78.000 Km que está com barulho no motor, apesar de todos os cuidados que tenha com ela por garantir minha ida e vinda do dia a dia, pois sou amputado perna direita e foi adaptada pela Cavenaghi e é meu meio de locomoção, apesar de toda beleza e imponência está tirando meu sono, a autorizada da minha cidade disse que tenho que trocar o motor, atualmente está inviável, pois acabei de sai de uma amputação e cirurgias pulmonares para combater a terrível doença de câncer. Se puderem me ajudar continuarei a carregar a bandeira VW e ficarei eternamente agradecido.