oficina recall Ford EcoSport

Tipos passam pela prevenção, identificação de possíveis problemas e a correção efetivamente do componente danificado

 

Você sabia que existem três tipos de manutenção? Além das mais conhecidas preventiva e corretiva, há também a chamada manutenção preditiva. Mas você sabe exatamente quais são as características de cada uma delas? O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária, esclarece o assunto.

Manutenção preventiva

Como o próprio nome sugere, é o tipo de manutenção que segue os prazos de revisão indicados pelas montadoras no manual do veículo. “A manutenção periódica é fundamental para garantir a segurança, a performance e a conservação do carro”, afirma Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento do CESVI Brasil.

Manutenção preditiva

Esse tipo é indicado para analisar diferentes itens e componentes do veículo visando identificar peças que estão no fim de sua vida útil ou sofreram gastos excessivos. “Neste caso, fica mais fácil encontrar, por exemplo, fissuras, vazamentos, rachaduras em diversos locais do veículo”, explica o especialista.

Manutenção corretiva

Quando o problema aparece, resta apenas solucioná-lo, seja com a reparação parcial ou a troca completa da peça danificada. “Diante da necessidade de uma reparação emergencial e da possibilidade de extensão de avarias para outros componentes, a manutenção corretiva, muitas vezes, encarece os custos e estende o tempo do carro na oficina, causando ainda mais dor de cabeça ao motorista”, comenta Feliciano.

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