- Publicidade -

medição porta-malas

Já ouviu falar em VDA? Entenda como funciona esse método de medição do porta-malas, o mais comum entre as fabricantes brasileiras; mas ele não é o único

 

Para muitas pessoas, especialmente famílias, o tamanho do porta-malas é fundamental na escolha do próximo carro. Mas você sabe como é feita a medição desse espaço? Há um padrão para todas as fabricantes?

A Chevrolet explica que a métrica utilizada para definir o espaço de um porta-malas é sempre o seu volume, empregando em seus modelos um método comum no mercado, chamado de sistema VDA.

LEIA MAIS: Top 10: os SUVs compactos com os maiores porta-malas

Ele consiste em blocos sólidos – normalmente feitos de isopor – com um litro de capacidade cúbica cada, sendo acomodados um a um no compartimento de carga para assim determinar o seu volume total. A empresa lembra também que é permitido otimizar a distribuição dos blocos, conforme determina o padrão ISO 3832.

medição porta-malas

Primeiro, é feita uma medição virtual e posteriormente o dado é validado com uma medição física. Claro que a disposição dos blocos não pode interferir na abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do bagageiro, por exemplo.

Vale destacar, porém, que nem todas as fabricantes utilizam o sistema VDA nos dados oficiais divulgados nas fichas técnicas. Há quem empregue o método que preenche o espaço com água, permitindo aproveitar assim cada cantinho, por exemplo, na região nas dobradiças. E isso significa que o volume do porta-malas será maior, mas não necessariamente totalmente aproveitável pelo proprietário.

Há ainda fabricantes que divulgam os dados de medição do porta-malas considerando o espaço até o teto, prática já vista no caso de SUVs. Claro que isso não é adequado, já que irá comprometer a visibilidade do motorista caso faça isso com as bagagens, além do risco de as malas serem arremessadas em uma frenagem brusca.

Para mostrar como é o processo de medição com o sistema VDA, confira o vídeo abaixo produzido pela Chevrolet:

 

Fotos: Divulgação

Share This