Saiba quais dados são necessários e quais informações você pode conseguir para se precaver de situações que podem inviabilizar a compra de veículos

É sempre importante checar a situação da documentação do veículo antes de fechar negócio por um usado ou seminovo. Por isso, o Detran.SP esclarece que oferece diversos serviços digitais gratuitos que ajudam nesse processo, evitando sustos como restrição administrativa ou judiciária na compra de veículos, além de consultar possíveis débitos, alienações fiduciárias e até registros de roubos e furtos.

Para fazer uma consulta, primeiro acesse o portal www.detran.sp.gov.br e clique na aba ‘Veículos’. Nessa página você terá à disposição:

Pesquisa de débitos e restrições de terceiros

- Publicidade -

Esse pesquisa mostrará se há registro de furto e roubo do veículo, bastando informar a placa. É possível também consultar se há débitos e restrições de veículos de terceiros, como por exemplo restrições administrativas, judiciais e gravame (alienação fiduciária), sendo necessário informar Renavam e placa do veículo.

Extrato de cadastro do veículo

Este documento deve ser solicitado somente pelo proprietário do veículo para entrega ao novo comprador e é o único serviço realizado somente mediante agendamento. Essa consulta informa desde a data do último licenciamento, histórico do veículo, município de registro, números do Renavam, chassi, entre outros.

Certidão negativa/positiva de propriedade

- Publicidade -

Neste campo é possível solicitar a certidão de propriedade do veículo, informando se há cadastro na base de dados do Detran.SP e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para acessá-lo é necessário inserir o CPF do proprietário, login e senha.

Foto: Divulgação

Share This