CNH digital

Motorista que tiver a CNH suspensa pode fazer o processo online sem precisar entregar o documento pessoalmente

 

O Detran.SP informa que passa a oferecer um novo serviço online pelas plataformas do Poupatempo: iniciar o processo de regularização após ter a CNH suspensa. Com isso, os motoristas não precisam mais ir pessoalmente às unidades do Detran.SP ou Poupatempo para entregar a CNH, podendo realizar o serviço pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo app Poupatempo Digital.

Nas plataformas digitais, o condutor deve acessar o campo “CNH”, depois “suspensão, cassação e reabilitação” e então clicar em “início de cumprimento da suspensão”. Será necessário informar dados pessoais como nome, CPF, e-mail, telefone e número da carteira de habilitação.

Após a solicitação, o sistema tem o prazo de até 12 horas para processar o bloqueio no prontuário do condutor, indicando as datas de início e fim do cumprimento da penalidade. Depois de cumprir a suspensão e fazer o curso e a prova de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores, o sistema irá desbloquear automaticamente o prontuário do motorista.

Caso a CNH ainda esteja válida depois do prazo de punição, o motorista poderá voltar a dirigir com o mesmo documento. Porém, se estiver vencida, será preciso renovar a habilitação.

Suspensão da CNH

A CNH é suspensa quando o motorista atinge 20 pontos ou mais no período de um ano ou no caso de cometer alguma infração que por si só gere a suspensão da CNH. Ao ser notificado da suspensão, ele pode apresentar uma defesa em relação às multas em seu nome. Se o pedido for indeferido ou se não for apresentada defesa, o condutor terá a carteira suspensa pelo período aplicado no processo administrativo.

Share This