Motor Chevrolet CobaltVocê já ouviu a sugestão de usar água de torneira para completar o nível do líquido de arrefecimento, a popular “água do radiador”? Em artigo divulgado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o gerente-geral de Qualidade da PSA Peugeot Citroën, Cláudio Moysés, explica que não se deve utilizar água da torneira no sistema de arrefecimento. Ele explica que há diversos produtos no mercado vendidos como líquido de arrefecimento, mas que, na verdade, são apenas água com corante e podem conter elementos prejudiciais ao motor. Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados na hora de comprar esse item.

A primeira dica é seguir a recomendação do manual do fabricante e utilizar somente produtos de origem confiável, assegurando a vida útil do motor. O líquido é composto por água desmineralizada e aditivo à base de etileno glicol. A água desmineralizada protege os componentes metálicos de corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, consequentemente, superaquecimento do motor. Já o etileno glicol garante que a água não evapore.

Vale destacar que algumas montadoras já trabalham com líquidos long life, que duram a vida inteira do veículo, não exigindo troca, exceto se houver vazamento ou contaminação do sistema. Outras montadoras, por outro lado, recomendam fazer a troca do líquido de arrefecimento de acordo com quilometragem, usando produtos homologados.

- Publicidade -

A recomendação é jamais completar o reservatório com água da torneira, o que é prejudicial, colocando o motor em risco. Isso ocorre porque a água pode conter sais minerais como cloro, flúor e cálcio, que se acumulam em certas regiões do motor, acelerando o processo de oxidação e desgaste de partes metálicas e mangueiras. O cloro, aliás, pode reagir com o alumínio das peças. Outro problema em adicionar apenas água é a perda de eficiência da mistura, que poderá evaporar causando rápida queda de nível, além de perder as características de proteção do motor e das borrachas.

Se o motorista seguir rodando com nível do líquido de arrefecimento baixo, poderá encarar problemas como superaquecimento do motor, como dano à junta do cabeçote, que pode demandar uma retífica ou a troca do item avariado.

Cuidados no posto de gasolina

Dicas para aumentar a vida útil da bateria

Aprenda como ler as informações na lateral do pneu

- Publicidade -
Share This