Tenho um Polo 200 TSI 2018/2019 e fico intrigado com a informação do manual de que não é necessário trocar o óleo do câmbio automático. É isso mesmo? Canso de ver na internet que tem trocar, sim. Afinal, quem está certo?
BRÁULIO PEREIRA – OSASCO, SP
Nenhum fabricante recomenda um procedimento que prejudique o produto e seu cliente. Se é dito que o fluido hidráulico do câmbio automático (ou o óleo do câmbio manual) não precisa ser trocado, pode acreditar, não precisa mesmo. As pessoas que dizem ser necessário se baseiam na coloração do fluido, que deixa de ser vermelho e vai ficando escuro. Isso é apenas oxidação e não afeta as propriedades lubrificantes do fluido. Só é preciso ficar atento ao trafegar em trechos alagados profundos, pois pode entrar água no câmbio pelo respiro. Nesse caso, havendo duvida, convém trocar o fluido. Nesse assunto ou em qualquer outro deve-se observar o que o fabricante diz.
No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai, respondidas por nosso consultor técnico, Bob Sharp.
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TENHO UM CAPITIVA 2011 2.4, O MECANICO DA CHEVROLET ME DISSE QUE NUNCA É PARATROCAR O OLEO DO CAMBIO, ISSO PPROCEDE?
bom dia pessoal estou em duvida minha S 10 ano 2018 flex automatica , pois a mesma esta com 95.000 km pois fui em duas consesonaria da chevrolet e os mesmo falou que nao pode troca o oleo do cambio automatico oque eu fazo perajnte a essa situação aguem pode ajudar
pois todos os mecanicos da agencia falaram se trocar o oleo pode dar poblema no cambio
Fiz a troca do fluído do câmbio automático com 120 mil km, pois bem, para minha constatação, as mudanças estão muito mais suaves e precisas, posso dizer que o carro está igual de quando eu comprei ele zero km. É um gasto necessário sem dúvidas nenhuma, principalmente se utiliza o carro diariamente como eu.
ESSE COMENTARIO ARREBENTOU POIS TENHO UM VIRTUS TSI CAMBIO AUTOMATICO FUI NESSA DA FABRICA E QUASE ME ARREBENTEI POIS FIZ A TROCA AGORA COM 90 MIL KM RODADO GASTEI UMA GRANA PARA FAZER A TROCA E LIMPARA CAIXA. AOS 40 PERCEBI QUE O CARRO TAVA FROUXO NÃO ERA COMO NOS PRIMEIROS KM.
FIZ A TROCA E O CARRO FICOU MAIS FORTE SENTI ELE COMO NOS PRIMEIROS KM.
O CONSULTOR DA CARBEL ME DISSE QUE O OLEO E VITALICIO E NÃO PRECISA TROCAR. O MEU PRIMO E MECANICO FORMADO NO SENAI ELE TEM UMA OFICINA QUE TEM MAIS EQUIPAMENTO QUE ESSAS CONSECIONARIAS. OU ELAS TEM E DEIXA GUARDADO POIS TROCAR A CAIXA E MAIS VANTAJOSO DO QUE TROCAR O OLEO POIS DA UM TRABALHO DU CÃO.
Dizer que não há necessidade da troca do óleo do cambio é um crime!
todo Fluido tem sua vida útil.
óleo do motor, fluido de freio, arrefecimento, todos tem seu tempo de troca , só o fluido do cambio que não?
Ta maluco chefe??
Uau! É isso aí amigo dos proprietários de carros automático. Maior 10 pela sua explicação.
Muito grato mesmo.
Aqui é a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Bom, primeiramente o fabricante do carro não é o fabricante do câmbio, ou seja, nesse caso a VW, não fabrica o câmbio e sim o compra pronto, portanto não tem legitimidade pra isso, dizer que não precisa trocar o oleo, quer informação correta, procure o manual do câmbio porém o fornecido pelo fabricante do câmbio, e não pelo fabricante do carro, o marketing da concessionária quer vender, e sempre vão passar a idéia de um carro eterno. Recomendacoes de troca do óleo do câmbio com intervalos de 30 mil km. Quem conhece mais o câmbio? O fabricante do carro que só monta o câmbio no veículo, ou a empresa que projetou a engenharia do mesmo? Vamos acordar pessoal.
A segunda informação da resposta também está muito equivocada, segundo o “consultor técnico”de carrinho de fricção no mínimo, caso o veículo passe por local alagado o mesmo deve trocar o óleo, bom isso não é solução, pois ao contaminar de água o câmbio automático, o mesmo está permanentemente danificado, POREM, não de imediato, do contrário da materia que da respostas sem explicações técnicas, irei explicar porque.
O câmbio é formado de discos de composit, ou seja, papel, o óleo do câmbio através da química dos aditivos trás durabilidade para esses “papéis”,porém, se entrarem em contato com água, os mesmo iniciam um processo de decomposição, que leva em torno de 6 a 8 meses, ou seja nesse período irá notar se uma mudança nas trocas de marcha do câmbio, pro final do período trancos e atrasos no engate das marchas pois os discos já não estão tendo aderência pois o “papel” está se desintegrando, lembrando, após contaminado por água inicia o processo de degradação e a troca de óleo não tem capacidade de parar o processo. No máximo atrasa o mesmo, o que não é indicado pois esses resíduos podem danificar outros componente do câmbio e elevar o custo da manutenção.
Terceira informação equivocada, o óleo escurece por oxidação, concordo que a oxidação, mas, notasse em um motor a etanol o óleo dificilmente escurece e ele está exposto a oxidação, no motor a gasolina ele escurece e no câmbio também, mas nós 3 casos a exposição a oxidação porém com etanol não suja, não escurece, pq? Bom o etanol é um combustível “limpo” então não gera resíduos para o óleo, já a gasolina gera esses resíduos e o câmbio, por sua vez, tem desgaste destes discos de composit, e outras áreas de atrito no câmbio, postando o escurecimento do óleo se dá por contaminações de partículas físicas, essas que geram o aspecto escurecido, e não a oxidação citada pela fonte da matéria, por isso temos câmbios automáticos passando por manutenções com 150 mil km sendo que foram projetados para mais que o dobro dessa quilômetragem, graças a matérias incompletas, feitas por pessoas alienadas a marcas. E conhecereis a verdade, e a verdade boa libertará.
Amigo do polo, providencie a troca do fluído, pra aumentar a vida do câmbio.
Quando o óleo é amarelo tem que trocar né? Não existe fluído eterno. Estuda e se informa com os principais fabricantes antes de falar besteira