Ora Punk Cat

Com muitas estreias de modelos eletrificados, o Salão de Xangai é focado no mercado chinês, mas reúne também novidades para todo o mundo

 

O Salão de Xangai teve início nesta semana, em sua maior parte, com lançamentos destinados ao mercado chinês, como acontece em todas as edições. Mas isso não significa que não temos novidades interessantes ou até curiosas que mereçam nossa atenção. A Revista CARRO lista a seguir os principais destaques que não podem passar em branco.

Audi A6 e-tron concept

 Audi A6 e-tron 

Ainda um protótipo, o Audi A6 e-tron concept estreia a nova plataforma PPE, que será introduzida no mercado a partir do fim de 2022 em veículos de diversos segmentos, incluindo SUVs. O modelo totalmente elétrico deverá oferecer autonomia de mais de 700 km (padrão WLTP), enquanto as versões mais potentes terão aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos, segundo a fabricante. Outro destaque são os faróis LED Digital Matrix, que permitirão projetar um jogo criado especialmente para o sedã na parede usando os faróis. A proposta seria poder passar o tempo de forma agradável, por exemplo, enquanto espera o modelo carregar. Basta estacionar de frente para uma parede. Os controles do jogo seriam feitos pelo smartphone.

Toyota bZ4X

Toyota bZ4X

O SUV apresenta uma nova linha de modelos eletrificados que a Toyota pretende lançar, sendo o bZ4X o primeiro da família batizada de bZ. Ao todo, a meta é ter 70 veículos eletrificados que chegarão ao mercado em todo o mundo até 2025. O Toyota bZ4X foi desenvolvido em parceria com a Subaru, adotando a plataforma e-TNGA. A previsão é que o modelo final de produção seja fabricado no Japão e na China, devendo chegar às lojas em meados de 2022.

Honda SUV e: prototype

Honda SUV e: prototype

A Honda, por sua vez, apresentou o SUV e: prototype, um conceito que faz sua estreia global em Xangai. Ele integra o projeto de introduzir 10 modelos elétricos na China nos próximos cinco anos, sendo que sua versão final de produção será revelada em 2022.

Ford Evos

Ford Evos

Outro SUV que estreou em Xangai é o Ford Evos, modelo que adota a mesma arquitetura veicular do Mustang Mach-E. Destinado exclusivamente ao mercado chinês, o Evos se destaca por oferecer tecnologias semiautônomas nível 2 que permitem operar sem o motorista estar com as mãos no volante em determinadas situações. Além disso, o interior exibe uma grande tela de mais de um metro que une o quadro de instrumentos e a central multimídia, ocupando quase todo o painel.

Mercedes-Benz EQB

Mercedes-Benz EQB

O EQB faz parte da ofensiva global da Mercedes-Benz em veículos eletrificados, fazendo sua estreia global em Xangai. Ele será lançado no mercado chinês no final deste ano nas versões de sete lugares e AMG, enquanto no mercado europeu haverá opção de cinco ou sete lugares. A produção do EQB para os mercado europeu e norte-americano começará no final deste ano.

Ora Punk Cat

Ora Punk Cat

O nosso queridinho VW Fusca virou elétrico na China. O modelo criado pela empresa Ora, a divisão de elétricos da Great Wall, recebeu o nome de Punk Cat e deve ser lançado no mercado chinês no final deste ano. Ele adota um estilo mais retrô tanto no exterior quanto no interior, com muito cromado e pintura estilo “saia-e-blusa”. Outro destaque são as quatro portas, embora as portas traseiras estejam bem disfarçadas. Por dentro, adota tecnologias mais recentes, como central multimídia com tela flutuante e quadro de instrumentos digital.

 

Fotos: Newspress e divulgação

Share This