Nova geração do Santa Fe, Elantra reestilizado e Ioniq Electric também marcam presença no São Paulo Expo

 

Texto e fotos: Gustavo de Sá
 
Apesar de ainda ser apenas um conceito, o Hyundai Saga EV é o carro mais importante da fabricante de origem sul-coreana na trigésima edição do Salão do Automóvel de São Paulo. Ele antecipa as linhas que serão aplicadas à segunda geração do Hyundai HB20, prevista para estrear no segundo semestre de 2019. A grade dianteira ampliada e os faróis mais recortados são elementos presentes no Saga EV que estarão no compacto fabricado em Piracicaba (SP). Os recursos de estilo do Saga podem ser vistos no Elantra reestilizado, já disponível nos EUA, mas ainda sem previsão de estreia por aqui.
 
O Saga EV é classificado pela fabricante como um SUV compacto urbano de propulsão 100% elétrica. O conceito exibe rack de teto com superfície antiderrapante e cintas elásticas para fixação de cargas. O capô traz duas aberturas triangulares, sendo uma delas utilizada para camuflar a tomada para carregamento da bateria do motor elétrico.
 
Novo Santa Fe

A quarta geração do Hyundai Santa Fe está no Salão de São Paulo. Ela foi revelada no início deste ano, com desenho bastante inspirado no Kona, SUV de porte compacto para o mercado europeu. Ele traz o conjunto de iluminação frontal dividido em três andares, uma tendência observada em modelos como Citroën C4 Picasso, C4 Cactus e Fiat Toro, entre outros.
 
Nas medidas externas, o Santa Fe cresceu 79 mm em comprimento (4,77 m ao todo) e 10 mm na largura (1,89 m). Na cabine, a central multimídia passa a ser do tipo flutuante e o console teve a quantidade de botões físicos reduzida. O SUV ganhou também mais tecnologia, como frenagem automática, assistente de pontos cegos, aviso de tráfego traseiro em ré, assistente de faixas, controle de cruzeiro adaptativo e detector de fadiga do motorista.

 Elantra reestilizado

A Hyundai também trouxe a São Paulo o Elantra reestilizado, que surgiu há alguns meses nos Estados Unidos. A linha 2019 do sedã médio inaugura nova linguagem visual dos modelos da marca sul-coreana marcada pelos traços mais retos e faróis triangulares.

Elantra

 
Ioniq Electric

Outro destaque da Hyundai é o Ioniq, modelo com estilo e proposta muito semelhante à do Toyota Prius (o híbrido mais vendido do mundo). Na mostra paulistana, a versão exibida é a 100% elétrica – em outros países, há ainda as opções híbrida e híbrida plug-in (recarregável na tomada).

As formas do Ioniq garantem a ele baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico, de apenas 0.24. De acordo com a Hyundai, o Ioniq Electric pode rodar até 280 km com uma única carga da bateria (de 28 kWh).

Ioniq

Creta Diamond

O Creta Diamond é uma versão experimental criada especialmente para o Salão de São Paulo e que tem chances de estrear futuramente como nova opção topo de linha. Segundo a Hyundai, o Creta Diamond traz mais de 200 peças retrabalhadas, com inspiração no segmento de luxo.

A pintura da carroceria em tom azul metálico é exclusiva, assim como o teto solar panorâmico, equipamento não disponível atualmente no SUV. Na cabine, destaque para os bancos em couro em tons caramelo e marfim.

 

Creta Diamond

Share This