Utilizar combustível adulterado é uma preocupação constante dos brasileiros, visto que um combustível de má qualidade pode danificar componentes do motor e causar grandes prejuízos depois com a manutenção do veículo. É comum o motorista encontrar ofertas, mas é importante ficar atento para não ser enganado.

“Muita gente não sabe, mas em caso de suspeita da qualidade do combustível, o consumidor tem o direito de pedir ao frentista que faça um teste de qualidade na hora”, explica Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell.

Por lei, todos os postos devem ter um kit para teste, o chamado teste da proveta, com frentistas habilitados a fazê-lo gratuitamente na frente do cliente, na hora. Esse teste indica a quantidade de etanol anidro na gasolina, que pelas regras da ANP deve ser de 27% para as gasolinas comum e aditivada e de 25% para as gasolinas premium. Se o posto se recusar, o consumidor pode formalizar uma denúncia ao Procon e à ANP, pelo telefone 0800 970 0267 ou no site www.anp.gov.br.

Como é o teste da proveta?

Em uma proveta de 100ml, o frentista deve adicionar 50ml de gasolina e 50ml de uma solução feita de água e sal de cozinha. Depois de misturado, o etanol que estava na gasolina é transferido para a água. Após um repouso de 15 minutos, fica visível a separação dos líquidos, com a gasolina na parte superior da proveta. O correto é que o líquido branco, resultante da mistura de água, sal e etanol, preencha um volume de 63ml. Se o volume for superior a este, a gasolina foi adulterada.

No caso do etanol, outra dica é verificar as bombas de abastecimento, que possuem um termodensímetro na lateral indicado a qualidade de etanol hidratado. Certifique-se de que ele seja transparente, sem impurezas e sem coloração. O correto é que a linha vermelha que marca a densidade do produto esteja abaixo ou, no máximo, no mesmo nível do combustível.

Por fim, lembre-se de que as bombas devem estar sempre lacradas e com informações exigidas pela ANP, que inclui CNPJ e endereço do posto, além do selo do Inmetro. Se isso não ocorrer, desconfie.

 

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