Novos elétricos Renault 5 e Renault Mégane

Fabricante detalha especificações da plataforma modular CMF, que será aplicada a 10 novos carros elétricos

 

 

 

A Renault deu novos detalhes sobre o plano de eletrificação da marca até 2025, que prevê o lançamento de 10 modelos 100% elétricos. Entre estes veículos, a marca promete o lançamento novos elétricos com 580 km de autonomia.

Destes 10 inéditos modelos, 7 terão o logotipo da Renault e os 3 restantes, da marca de esportivos Alpine. Os mais próximos do lançamento são as novas gerações do Mégane, que será transformado em crossover, e do Renault 5. A marca também mostrou teaser com a silhueta de um SUV compacto e um furgão. Para a Alpine, o portfólio será composto por um hatch esportivo baseado no Renault 5, um crossover e um cupê elétrico para suceder o Alpine A110.

Toda a estratégia do grupo prevê o uso da plataforma modular CMF, preparada para o desenvolvimento de modelos a combustão e eletrificados. Para os elétricos, serão duas variantes: CMF-EV e CMF-BEV. A primeira será usada nos segmentos C e D (veículos médios) e possui capacidade para até 580 km de autonomia no ciclo WLTP. O modelo estreante a usar esta base será o novo Mégane, com motor elétrico de 217 cv e alcance de 450 km.

A base CMF-BEV, para o segmento B (compactos), terá como objetivo a produção de elétricos mais acessíveis. Em relação à geração atual do Renault Zoe, a nova plataforma permitirá a redução no custo de até 33%. Uma das razões para isso é a possibilidade de intercambialidade dos módulos das baterias, o ganho de escala com a produção de 3 milhões de veículos com a mesma base por ano e o uso de motor elétrico de baixo custo, com 136 cv. A autonomia destes elétricos compactos poderá chegar a 400 km pelo ciclo WLTP.

O objetivo do Grupo Renault é que os modelos híbridos e elétricos correspondam a 65% das vendas do grupo até 2025. Para 2030, a expectativa da marca é que o mix alcance 90% de modelos totalmente elétricos.

Fotos: Divulgação

Share This