Responsável por popularizar o segmento, SUV da Ford teve o Duster como primeiro rival direto no Brasil, em 2011
O Ford EcoSport, lançado em 2003, foi o responsável por popularizar o segmento de SUVs compactos no Brasil. Após o anúncio do fim da produção e venda do modelo no Brasil, a Renault decidiu prestar uma homenagem ao rival do Duster em uma campanha de despedida nas redes sociais.
A publicidade (no alto) traz a imagem do Renault Duster 2021 ao lado da segunda e atual geração do EcoSport, com a seguinte frase: “O Renault Duster já encarou grandes desafios. O mais inspirador foi competir com você”.
No LinkedIn, o diretor de Marketing da Renault do Brasil, Federico Goyret, explicou a ideia da homenagem ao eterno rival da Ford. “Quando uma marca inova e cria não apenas um modelo, mas um novo conceito que logo depois vira um novo segmento – representando mais de 15% do mercado – e é replicado por mais de 12 concorrentes, não tem como não reconhecer os colegas engenheiros, marketeiros e executivos que fizeram isso acontecer”, escreveu.
A primeira geração do Renault Duster estreou no Brasil em 2011, tornando-se o primeiro SUV compacto com tração dianteira a concorrer com o Ford EcoSport. No primeiro ano cheio de vendas, em 2012, o Duster chegou a superar o EcoSport em vendas, com 46.893 unidades vendidas (ante 38.282 do Ford). No ano, seguinte, 2013, o “Eco” retomou a liderança, com 66.095 unidades (ante 50.220 do Renault).
Em 2020, com ao menos uma dúzia de novos concorrentes no mercado, EcoSport e Duster deixaram de “brigar” pelo topo dos emplacamentos do segmento de SUVs compactos. Ainda assim, competiram pela sétima posição, que ficou com o Ford (com 24.031 unidades vendidas). Na sequência, o Duster, em oitavo, emplacou 19.476 unidades.
Fotos: Reprodução e Divulgação