Recall de airbags da Takata envolve unidades dos compactos fabricadas entre 2010 e 2014
A Citroën anunciou, no Brasil, recall dos modelos C3, C3 Picasso e Aircross para verificação e substituição dos airbags frontais. A campanha faz parte do recall mundial de airbags da Takata, que podem projetar fragmentos metálicos e causar ferimentos graves aos ocupantes em caso de acionamento. O atendimento aos proprietários dos veículos afetados teve início na segunda-feira (18).
O recall de airbags envolve unidades da segunda geração do C3, com datas de fabricação entre fevereiro de 2012 e julho de 2014, com chassis não-sequenciais entre CB566549 e FB513354. Já C3 Picasso e Aircross convocados têm data de fabricação entre abril de 2010 e julho de 2014, com chassis BB510370 a FB513229 (Aircross) e AB539630 a FB513179 (C3 Picasso). A marca não revelou a quantidade total de veículos envolvidos.
Como em outras fabricantes atingidas pelo recall de airbags da Takata, a Citroën irá dividir o chamado em duas fases. Na primeira, os proprietários devem comparecer a uma concessionária da marca para a verificação e desativação dos airbags frontais (motorista e passageiro ou somente passageiro para algumas unidades envolvidas). Na segunda etapa, ainda sem data divulgada, os airbags nos respectivos veículos serão substituídos em definitivo.
A verificação da numeração do chassi do veículo e agendamento do recall podem ser realizados por meio do site www.citroen.com.br ou por meio do telefone 0800-011-8088. O tempo estimado de duração do serviço de desativação dos airbags nesta primeira etapa é de 15 minutos.
Foto: Divulgação
Há mais de cinco meses a, Citroën de Porto Alegre (loja Lyon Peugeot/Citroën), dizendo estar efetuando a primeira etapa do recall, retirou o airbag do passageiro do meu C3. Sementes após a retirada, informaram não ter previsão da reposição da peça. Estou aguardando até hoje a segunda etapa do recall, que consiste em recolocar o airbag, mas segue sem previsão de conclusão do serviço. Em retorno da Citroën aos meus apelos para a reposição deste item de segurança, a empresa alega não ser um item obrigatório de segurança, visto que a exigência do Detran corresponde somente ao cinto de segurança. Isso mostra o descaso da Citroën com seus clientes, ao retirar um item de segurança e não recolocar.
Também não consigo vender o C3, para comprar outro carro, pois ninguém quer comprar um carro faltando peça. Ao ligar o carro, o sistema do carro emite um sinal de alerta e liga a lâmpada que acusa defeito no airbag.
Empresa que age com má fé, não merece credibilidade no mercado.
Ari, estou com um cliente com este problema. Se quiser pode me procurar betza@ig.com.br
Preciso urgente trocar do airbag do meu carro citroen c3, levei concessionária de mogi em junho, retiraram e deixaram sem. E até agora não tem outra para colocar.
Então vou reclamar para quem? Levei o meu carro na concessionária em junho 2021, retiraram o airbag do meu carro e até agora não colocaram. Disse que não tem peça . Será era perigoso antes. Pior sem.
Já faz 1 ano e não fui chamado para fazer a troca!!!! Sou dá região de Mogi das Cruzes! Nenhuma informação dada desde a desativação do Air bag
Sou advogado e represento pessoas na mesma situação. Informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato (41) 99523-4381. Atuo também na região de São Paulo e Santa Catarina.
ALGUEM NO RJ JA ENTROU COM AÇÃO contra o recall. PODE INDICAR O ADVOGADO,
ALGUEM NO RJ JA ENTROU COM AÇÃO contra o recall. PODE INDICAR O ADVOGADO,
Desativaram o meu em janeiro até hj outubro nada ainda .acho que eles não vão trocar .ao desativar o do passageiro tbem desativar o da motorista automáticamente.
Sou advogado e represento pessoas na mesma situação. Informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato (41) 99523-4381. Atuo também na região de São Paulo e Santa Catarina.
Sou advogado e represento pessoas na mesma situação. Informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato (41) 99523-4381
Sou advogado e represento pessoas na mesma situação. Informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato (41) 99523-4381
Meu nome é Arthur Gasparim. Sou advogado e represento pessoas na mesma situação. Informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato (41) 99523-4381.
Sou advogado e represento pessoas na mesma situação. Informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato (41) 99523-4381
Sou advogado e represento pessoas na mesma situação. Informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato (41) 99523-4381.
Sou advogado e represento pessoas na mesma situação. Informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato (41) 99523-4381
Sou advogado e represento pessoas na mesma situação. Informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato (41) 99523-4381
Meu nome é Arthur Gasparim. Sou advogado e estou representando clientes que foram desativar o airbag e não foi colocado outro em troca. Estou entrando com Ação de Indenização em face da Citroen. Caso tenha interesse, entrar em contato.
Preciso alguém de Florianópolis SC para entrar com processo contra a Citroen.
Quero participar!
Sou de Guarulhos – SP, absurdo, você compra e paga, por um item de segurança e tem que ficar sem.
Em atenção ao seu comentário, informo que estamos ajuizando ação judicial contra a PEUGEOT CITROEN DO BRASIL, para que efetive o reparo (airbaig)no veículo imediatamente, pois trata-se de item de segurança. Informo que existem decisões favoráveis ao consumidor. Segue meu contato caso queira maiores informações: (11) 99342-6736 Vivian
Já retiram o albergue do meu carro faz 2 meses ligo e não tenho uma data so falam que a fábrica da citroen que tem que enviar os arbegue, como fica minha situação se por acaso sofrer um acidente
Concordo com vc 👏🏼👏🏼👏🏼 Tive recall com a nossa kawasaki no dia q foi agendado fomos até a cidade vizinha e quando tiraram a peça com problema já colocaram a nova … isso q tem q ser feito não essa palhaçada se faliu a montadora que procurem outra . Desativei o airbag do meu carro dia 01/03/21 e até agora nada só falam q não tem previsão e o no procon aqui de Joinville me indicaram entrar na justiça contra eles .
Meu Deus! Você processou a Citroen?
Vergonha… como sempre foi a Citroën… se sofrer um acidente não teremos a proteção no qual é de série no veículo… a responsabilidade será de quem?
A Takata faliu, nao tem insumo, desativa-se seu airbag e vc nao consegue vender o carro. Uma maravilha Citroen!!!!
Fizeram desativação agora na outra tem prazo para recolocar a peça acho proprietários da marca deveriam entrar na justiça contra fábrica da Citroen pois é um item de segurança e que vai se responsabiliza se houver algum acidente com veiculo
Tbm tenho interesse.
Em BH não tem previsão da segunda etapa. Não concordei em fazer a primeira.
No meu caso durante o Recall, quando a Concessionaria eles só desativaram airbags,
Foi no Mês de Janeiro de 2021 e até agora continua desativado,
Já ligou para a Concessiona e tive respostas da Fabrica que aguardando a PEÇA.
ATÉ QUANDO FOI TER Aguardar e se acontecer algum acidente frontal como fica a minha situação.
Sera que o DENATRAN esta sabendo deste fato?
Bom dia….como fica a questao juridica caso ocorra sinistro no seguro total……
Se alguem entrar com açao….pode me contactar..a uniao faz a força
O DENATRAN que envia as notificações de recall não deveria do mesmo jeito pressionar a montadora? No mínimo indenizar os proprietários pela desvalorização do veículo.
Quem está entrando com ação coletiva contra a Citroën, tenho interesse.
Citroen fez um recall fake, informando que seria em duas etapas, mas somente desativou o equipento e além de não substituí-lo, sequer tem prazo para realizar 2ª etapa. Mostrando claramente a forma desleal para burlar a obrigação e escapar da multa. Procon por seu lado, faz de conta que está de acordo, sendo conivente com a irregularidade da marca.
Tá complicado! Obrigatoriamente você tem que fazer este recall para obter o licenciamento anual, só que a concessionária já informou que na primeira etapa vai desativar e não tem data para fazer a troca. E será somente do lado do passageiro. Resumo da ópera, você vai ficar sem a segurança que foi paga no momento da compra do seu automóvel. Então, caso alguém entre na justiça por danos, estamos juntos.
Concordo com vcs,se forem mover uma ação, estou junto com vcs.
Jorge Luiz, bom dia gente.
Faz dois meses e meio que dei entrada para o recall do meu carro e até agora nada da peça chegar. Acho uma falta de respeito com pessoas. E o pior, não informam o tempo que vai chegar. Essa troca tem que ser imediata. A montadora não te dá uma satisfação quanto a isso.
podem contar comigo, pois informo que eles estão querendo trocar apenas o airbag do passageiro sendo que o airbag do motorista tbm e da mesma marca, quem garante que o do motorista ao deflagrar não ira estourar estilhaços.
boa tarde Elaine,
não sei se eles te repassaram a informação mas quando eles desativam o airbag do passageiro, automaticamente o do motorista tbm desativa. O prestador de serviço me deu essa informação, e vale ressaltar que eles querem apenas trocar o do passageiro mas vale uma ressalva, o airbag do passageiro e da mesma marca do motorista ou seja e obrigatorio a troca dos dois.
Exatamente Maurício, adquirimos o veículo com este item importantíssimo de segurança e não é aceitável simplesmente deixar sem. E muito menos não ter um prazo para o reparo definitivo. Lamentável esta conduta.
Boa tarde a Todos,
Fiza o Recall mes 02/2021, porém so o passageiro foi desativado.
Mas sofri um acidente essa semana onde meu carro provavelmente deu perca total, graças a Deus não me aconteceu nada , mas o airbag não foi acionado.
A Luz do painel fica acesa, e a etiqueta acima no vidro.
Porem não foi acionado o meu lado (motorista) esta certo isso? Açguem tem alguma informação?
Olá, meu nome é Elisabete Bezerra, quero fazer parte do grupo de mobilização contra o fabricante.
Pode contar comigo, pois é um absurdo isso, agora que não vão trocar mesmo.
Estou desde fevereiro tentando agendar a troca dos que Bags junto a concessionária Dinisa São Gonçalo RJ e a resposta é sempre a mesma: estamos aguardando a chegada das peças. Fica a pergunta : de quem será a responsabilidade em caso de acidente?
Olá!
Recebi o aviso de recall dia 20/03/2021.
Também gostaria de receber notícia sobre essa questão.
Contem comigo. Um absurdo.
Ola,
Desejo participar do GRUPO de mobilização contra fabricante. Este C3 esta sendo meu primeiro carro com AirBag, procurei por um carro que trouxesse mais segurança, e agora vi isso, lamentável.
Sandra Silva, ação coletiva. Vou consultar nosso advogado para abrir processo contra a Citroen do Brasil e a Concessionária que realizou o serviço e não informou que seria realizado apenas o desligamento do sistema e não troca obrigatória da peça com defeito, como é previsto na legislação brasileira. Se tiver interesse pode procurar pelo Facebook da minha esposa, Maria Beatriz Alonso do Nascimento, Assis, SP.
Vamos formar um grupo e entrar com um processo coletivo contra a Citroen do Brasil. A legislação brasileira sobre recall é clara tem que substituir ou resolver e não desligar o sistema de segurança do veículo.
Eles não têm a peça porque a empresa responsável faliu e encerrou as atividades no Japão. A ideia, talvez, seja esqueceremos o problema e arcarmos com o comprometimento da segurança do passageiro e a desvalorização do veículo por ostentar um defeito grave. Vamos formar um grupo e entrar com uma ação coletiva.
Temos que formar um grupo e processar a Citroen do Brasil. A legislação brasileira sobre Recall é clara, tem que substituir ou resolver o problema. Essa peça não haverá, a fábrica japonesa faliu encerrando as atividades. Ficaremos com o duplo problema? A segurança do passageiro comprometida e a desvalorização por um defeito de vício do produto. A Citroen está contando com o esquecimento do problema. Impossível com aquele aviso estampado no parabrisa e a luz de advertência no painel. Não podemos aceitar.
Bom, pela quantidade de clientes envolvidos nos mesmos problemas, acredito que possamos nos unir e processar a montadora, juntos somos mais fortes.
Boa noite,
Acho complicado a Citroen não ter data para troca! Pagamos e caro pelo carro e isso seria o mínimo.
Ainda não marquei a desativação, pois pelo que li estar ou não é bem complicado.
Alguém entrou na justiça?
Questionei a mesma coisa na desativação do meu C3 agora em Botafogo – RJ. Serviço realizado rapidamente e bom atendimento, mas não ter uma previsão de troca nos deixa na mão em caso de um eventual acidente, visto que eu comprei o carro COM airbag.
Entendo que a troca deveria ser imediata, pois trata-se de um item de segurança. Assim como o acionamento do mesmo, possa causar o óbito das pessoas, a falta do item de segurança opcional, pode também ser responsável pelo óbito. Uma das saídas, seria acionar o poder judiciário para que o mesmo obrigue a CITROEN a realizar a troca imediata do item de segurança.
Pois é…com o airbag ligado pode ocasionar a morte….pelos fragmentos, desligados em um acidente grave, pode levar a morte do mesmo jeito. Será que essa decisão da citroen não deveria acionar a justiça ou procon, alguem já entrou com algum recurso?
Fora que vou ficar com a luz do air bag acesa…..não é transtorno mas é chato demais…. ah, não é 15 minutos não… levei quase 1 hora….e olha que a concessionaria em osasco, a Lemans foi de um atendimento muito bom…..
Não concordo com o plano de ação apresentado pela montadora. Inaceitável não ter data para solucionar o problema. Nós clientes, compramos carros com segurança, por sinal obrigatória na época da compra, e agora devemos andar com um “adesivo” colado no painel nos dando esta proteção! Recall existe para solucionar problema. Como não existem peças para substituição (resposta que obtive na concessionaria) se os veículos envolvidos (modelos equivalentes) ainda estão em produção e no mercado?
Gostaria de saber qual o grau de comprometimento da Citroen em caso de acidente com esse item de segurança que adquirimos, porém será desativado sem um prazo para substituição dos mesmos?
Entrei em contato com a concessionária e me avisaram que neste primeiro momento é só desativação do airbag do passageiro e que tenho que assinar um terno de responsabilidade. Não sabem quando vão fazer a substituição da peça.
Tenho o mesmo carro e estou com 75mil km rodados e nunca aconteceu nada, estou com o carro há quatro anos. Talvez seja algum defeito ou mão de obra ruim
Faço a mesma pergunta do Carlos Henrique Pontes: porque não executam o serviço de uma única vez? Se a verificação constar a necessidade executem a troca. É o correto.
Bom dia no caso do meu e 2016 tem algum m problema ou nao o meu carro e um arcross 2016 por favor me avisem se eu precisar desde ja AGRADEÇO
Qual o custo que terei para desativar os Air berg e colocar outros se tiver custo acho ser um abisurdo por que o fabricante deve prestar. Toda garantia ao consumidor antes de sair de fabrica
Bom dia peço a vcs que deem atenção também na parte de manutenção de citroen na cidade de Manaus AM pois falta local e profissionais principalmente eletrônico me de uma luz pois tenho um e estou com dificuldades obrigado
Tenho C4 lounge estou dês do ano passado, tentando substituir,arbgs frontal.
Citroen alega q não tem no estoque tem q aguardar.
N hora de vender é só gentileza.😡😡
Olá! Meu comentário não tem muito aber com esse recall, o que ocorre é que tenho um C3 1.2 e tive um problema devido a correia do comando que soltou fiapos pela segunda vez e entupiu a bomba de óleo, na primeira travei o motor e agora aos 40 mil kms está acontecendo o mesmo. A de se concordar que a correia e extremamente cara e a mão de obra um absurdo decepcionado desabafo.
Meu Citroen C3 Picasso aicroos ano fabricação 2013,
Meu DS3 foi chamado pra recall do airbag mas a fábrica não tem pra trocar.
Caso você sofra um acidente com o airbag ele vai te matar como matou o meu entiado
O airbag solta fragmentos metálicos,que no caso do meu entiado perfurou o cranio e provocou a morte
Depois que há mortes ele resolvem fazer o recall, citroen marca irresponsável
Caso sofra um acidente com o veículo no período q o air bag estiver desativado d consequencias gravissimas.Qual responsabilidade a Citroēn assumira.Porque não executam o serviço d uma única vez.