Estou pensando em mudar a medida dos pneus do meu carro por outros mais largos para maior estabilidade. Isso traz algum tipo de problema?
Carlos Alberto Silva – Porto Alegre, RS.
Pode mudar, mas determinados critérios precisam ser observados. Um deles é o diâmetro da chamada roda completa, que compreende roda mais pneus. A alteração desse diâmetro deve ser de, no máximo, 2% tanto para mais quanto para menos. Isso porque a geometria de suspensão e direção, e dimensionamento de freios, são baseados nesse diâmetro. Por isso joga-se com o perfil dos pneus, que é a relação entre largura da seção transversal e altura do flanco. Há também que observar a tala da roda, que precisa ser proporcional à seção transversal para o perfeito trabalho do pneu. Convém consultar um especialista para orientação.
No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai, respondidas por nosso consultor técnico, Bob Sharp. Envie suas dúvidas para bob@revistacarro.com.br informando nome completo e cidade/estado de residência.
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Duvida:
Na troca dos pneus e rodas dentro da tolerância permitida, o que acontece com a pressão dos pneus recomendada conforme o manual? Ela deve ser mantida aumenta, ou diminui?
Grato