O Procon-SP irá notificar nesta terça-feira (17/12) a General Motors do Brasil para que ela preste esclarecimentos sobre os casos de vazamento de combustível registrados na linha Onix. Como revelamos em primeira mão ontem (16), a fabricante está convocando proprietários para reparo da tubulação de combustível sem a oficialização de um recall. Caso não responda em dez dias, a General Motors poderá ser multada em até R$ 10 milhões.
A informação da notificação e possível multa foi obtida com exclusividade pela reportagem da Revista CARRO com o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez. “O risco de vazamento de combustível é um problema gravíssimo. Vamos enviar ainda hoje uma notificação para que a General Motors preste informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor”, explica Capez.
Além da descrição do defeito e potenciais riscos que oferece aos clientes, a notificação exigirá explicações sobre quando e como foi detectado o problema, quais serão os procedimentos adotados para reparar o defeito e se há registros de acidente. Segundo nossa apuração, o defeito na tubulação do combustível envolve não somente unidades do sedã Onix Plus, mas também do novo Onix hatch.
Em nota oficial, a General Motors do Brasil diz “que não se trata de um recall e, sim, de uma ação de melhoria contínua” e que “a ação visa o perfeito funcionamento do veículo e a plena satisfação do consumidor”. Procuramos novamente a fabricante para um posicionamento acerca da notificação do Procon-SP – publicaremos a resposta tão logo tivermos retorno.
Relatos de vazamentos
Ontem publicamos o relato da enfermeira Jéssica Damacena, de Pedra Preta (MT), que teve seu Onix Plus rebocado após constatar vazamento de combustível enquanto guiava o veículo. “Dirigi por cerca de 8 quilômetros e o cheiro não parou. Quando estacionamos o carro na rua, vimos o chão molhado de gasolina”, afirma a proprietária. As imagens enviadas por Jéssica mostram o vazamento na região do tanque de combustível. Confira no vídeo:
O leitor Wellington Campello entrou em contato conosco para relatar o mesmo problema. A bordo de um Onix Plus alugado na última sexta-feira (13/12), Campello precisou interromper uma viagem após constatar o vazamento. “Com 1.192 km no hodômetro, estava vazando combustível igual a uma cachoeira”, relata.
Dono de um Onix hatch LT Turbo automático com 1.375 km rodados, o analista de sistemas Fabio Andrade também registrou em vídeo o vazamento no veículo (veja abaixo). “Percebi um forte cheiro de combustível dentro do carro. Ao estacionar em casa, à noite, notei que o piso da garagem estava molhado. No dia seguinte, verifiquei por baixo do Onix e estava vazando muito quando a chave era acionada”, explica Andrade.
O analista de sistemas disse que ficou sabendo do chamado para reparo na tubulação de combustível na semana passada e procurou a concessionária. “Me informaram que (o reparo) ainda não estava liberado pois as peças não haviam chegado. Nos disseram que era algo simples e poderia continuar a rodar normalmente até a chegada dos componentes”, conta Fabio.
“Havendo responsabilidade (pelo defeito), espera-se que a fabricante assuma o problema. Caso contrário, os clientes afetados podem buscar as entidades de defesa do consumidor, como o Procon estadual ou até mesmo a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça”, orienta o professor de Direito Empresarial da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Armando Rovai.
Atualizada às 17h03
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