Ford Corcel 1968

Ford Corcel 1968

 

O primeiro chamado de recall no Brasil aconteceu em 1970 devido ao desgaste excessivo dos pneus dianteiros

 

O primeiro recall — termo em inglês que significa chamar de volta um produto para corrigir um problema — ocorrido no Brasil foi promovido pela Ford brasileira em 1970. O Ford Corcel, lançado dois anos antes (1968) sofria de desgaste excessivo dos pneus dianteiros.

Bob Sharp, consultor técnico da Revista CARRO, lembra que: “O alinhamento das rodas dianteiras era uma operação que exigia ajuste de altura da caixa de direção em relação ao monobloco em função da altura de rodagem do veículo para que o alinhamento ficasse conforme o prescrito pela fábrica. Tecnicamente era uma solução esplêndida, verdadeiro ajuste fino. Ocorre, porém, que essa etapa do serviço era quase sempre omitida nas concessionárias e o alinhamento (convergência) ficava errado com o carro em movimento”. O reparo consistiu simplesmente em eliminar esse ajuste de altura da caixa de direção depois que a engenharia da Ford estatisticamente determinou a melhor posição da caixa de direção, resolvendo em definitivo o problema.

Diferente do que ocorre nos dias de hoje, em que as campanhas de recall na tevê aparecem em letras corridas com um locutor que fala muito rápido, a agência de publicidade de Mauro Salles, que tinha a conta da Ford, criou uma campanha bem produzida para reforçar que a marca se preocupava com seus clientes. No total, foram 50.000 unidades do Corcel que passaram pelo processo.

Atualmente, existem mais de 1.500 campanhas de recall de automóvel, segundo os dados do Procon/SP, de 2002 a 2019. Desse total, a fabricante com maior número é a Mercedes-Benz, com 112 chamados, representando 7% do total. Na sequência aparece a Ford (5%) e a Chevrolet (4%). Alguns recalls no Brasil, inclusive, foram emblemáticos, como o problema no rebatimento dos bancos do VW Fox que decepou o dedo de alguns proprietários.

 

Leia mais

 

Depois do Onix, relembre os recalls mais marcantes no Brasil

Corcel, a virada da Ford

19

Share This