Tesla Cybertruck

Utilitário elétrico da Tesla tem cronograma de lançamento alterado pela escassez global de componentes eletrônicos

 

 

 

Anunciada em 2019 com mais de 200 mil reservas em tempo recorde, a picape Tesla Cybertruck deveria ter a produção iniciada até o fim deste ano para encarar a Ford F-150 Lightning e a futura Hummer EV. Porém, a escassez mundial de componentes eletrônicos deverá postergar a fabricação do utilitário elétrico da Tesla para 2022.

O indício da postergação de produção da Cybertruck surgiu em uma conferência digital da Tesla com fornecedores. Na reunião, o CEO Elon Musk teria anunciado mudanças no cronograma de produção da marca, com ênfase na prioridade de entregas do SUV Model Y.

As alterações incluem o atraso na produção do caminhão elétrico Semi. “Devido à disponibilidade limitada de células de bateria e aos desafios da cadeia de abastecimento global, mudamos o lançamento do Semi para 2022”, teria dito um funcionário da Tesla aos fornecedores.

O atraso do caminhão Semi por conta da falta de bateria também indicaria a postergação da Cybertruck. Isso porque ambos os modelos utilizariam uma nova tecnologia de baterias, que a Tesla chama de células 4.690.

As versões da Tesla Cybertruck que estavam previstas para 2021 eram as topo de linha, de três motores (69.900 dólares) e de dois motores (49.900 dólares), ambas com tração integral. A básica, de motor único e tração traseira (39.900 dólares), já estava prevista para o fim de 2022 desde o anúncio de 2019. Caso ocorra um atraso em cadeia, a versão de entrada da Cybertruck poderia estrear somente em 2023. No site oficial, a fabricante ainda mantém os prazos originais para a picape.

Rival das picapes elétricas Ford F-150 LIghtning e da GMC Hummer EV, a Tesla Cybertruck é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em 2,9 segundos na versão mais potente e alcançar 804 km de autonomia com uma carga.

Fotos: Divulgação

Share This