Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Os 20 carros elétricos mais econômicos de 2022

Carregador elétrico ultrarrápido Porsche Stuttgart SP

Listamos os carros elétricos mais econômicos à venda no país segundo o consumo energético oficial divulgado pelo Inmetro

 

Anualmente, o Inmetro divulga a lista atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), trazendo os dados de consumo dos veículos à venda no mercado brasileiro e, consequentemente, indicando quais são os mais econômicos. Desde o ano passado, a relação inclui também os modelos 100% elétricos e híbridos. Por isso, trazemos a seguir a lista dos carros elétricos avaliados no PBEV 2022 e ordenamos conforme o consumo energético (MJ/km).

Nesta edição foram avaliados ao todo 671 modelos ou versões de veículos pertencentes a 33 marcas. Entre os totalmente elétricos, foram 53 modelos. Vale lembrar que o Inmetro também fornece a etiqueta de eficiência energética para os 100% elétricos.

Metodologia

O objetivo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é permitir que os consumidores avaliem e comparem a eficiência energética dos veículos em cada categoria utilizando valores de referência padronizados. Esses valores são obtidos em medições realizadas em laboratório, sempre seguindo a mesma regulamentação, de modo que os dados possam ser aferidos igualmente independentemente do laboratório utilizado. O diferencial é exatamente garantir que todos os modelos sejam testados de forma padronizada, em condições controladas.

Esses valores podem ser diferentes daqueles aferidos no dia a dia pelo motorista, como destaca o próprio Inmetro: “Contudo, em condições reais de uso do veículo, diversos fatores influenciam o consumo percebido pelo motorista, podendo apresentar consideráveis variações em relação àqueles obtidos nas medições laboratoriais nas condições-padrão”. Clique aqui para saber mais sobre a metodologia do Inmetro.

Os carros elétricos mais econômicos

Vamos então à lista em si, lembrando que os carros estão ordenados segundos os dados da tabela do Inmetro e seguindo a ordem crescente do consumo energético medido em MJ/km. Os preços são aqueles fornecidos pelas próprias fabricantes, considerando a base nacional e com possível variação dependendo do Estado.

1 – JAC e-JS1: 0,36 MJ/km (R$ 164.900)

2 – Renault Kwid E-Tech: 0,44 MJ/km (R$ 142.990)

3 – Fiat 500e: 0,46 MJ/km (R$ 255.990)

4 – BMW i3: 0,47 MJ/km (R$ 340.950)

5 – JAC e-JS4: 0,47 MJ/km (R$ 256.900)

6 – Caoa Chery Arrizo 5e: 0,55 MJ/km (Preço não informado)

7 – BMW iX3: 0,57 MJ/km (R$ 475.950 na pré-venda)

8 – Mini Cooper S E: 0,58 MJ/km (A partir de R$ 248.590)

9 – Nissan Leaf: 0,58 MJ/km (R$ 293.790)

10 – Peugeot e-208 GT: 0,59 MJ/km (R$ 265.990)

11 – BMW iX: 0,61 MJ/km (A partir de R$ 670.950)

12 – Renault Zoe: 0,66 MJ/km (R$ 239.990)

13 – Audi RS e-tron GT: 0,69 MJ/km (R$ 1.079.990)

14 – Jaguar I-Pace: 0,72 MJ/km (A partir de R$ 628.950)

15 – Volvo XC40 Recharge: 0,74 MJ/km (A partir de R$ 309.950)

16 – JAC IEV 330P: 0,75 MJ/km (R$ 369.900)

17 – Volvo C40: 0,76 MJ/km (R$ 419.950)

18 – Porsche Taycan GTS: 0,79 MJ/km (R$ 819.000)

19 – BYD Tan: 0,79 MJ/km (R$ 487.590)

20 – Mercedes-Benz EQC 400: 0,85 MJ/km (R$ 669.900)

 

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile