Renault Oroch 2023

Motor 1.3 turbo e a adição de controle de tração e estabilidade em todas as versões são as principais mudanças na linha 2023 da Oroch

 

A Renault faz hoje (12) o lançamento oficial da nova Oroch 2023, que chega com a missão de reduzir a grande diferença nas vendas para a rival Fiat Toro. No ano passado, a Oroch somou 12.133 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave, contra 70.890 unidades da Toro. A picape recebe agora uma reestilização visual, mais equipamentos e a nova motorização 1.3 turbo flex, além de perder totalmente o nome “Duster”.

São oferecidas três versões: Pro 1.6 SCe, Intense 1.6 SCe e Outsider 1.3 TCe. Os preços da Oroch 2023 variam entre R$ 105.800 e R$ 137.100 – no modelo anterior oscilavam entre R$ 103.600 (Express 1.6) e R$ 110.000 (Dynamique 2.0).

Renault Oroch 2023

Mudanças no exterior e interior renovado

Agora então batizada apenas de Renault Oroch, sai de cena o nome “Duster” que aparecia logo abaixo da grande frontal. Ainda assim, mantém a mesma plataforma do SUV. Lançada em 2015 no Brasil, a picape nasceu baseada na primeira geração do Duster, de 2011.

Dito isso, a reestilização da Oroch passa a exibir grade dianteira com o mesmo acabamento de detalhes cromados já visto no novo Duster, novas rodas, alargadores de para-lamas, novas barras de teto para até 80 kg e novo santantônio. Especificamente na traseira, as lanternas trazem acabamento escurecido fumê e com maior destaque para o nome Oroch na tampa da caçamba. Na linha 2023, a picape ganha também a nova opção de cor Cinza Lune para a carroceria, se juntando às cores branco, vermelho, prata, preto e vermelho.

Renault Oroch 2023

Para o fora de estrada, o ângulo de ataque é de 27,5º (era de 26º no antecessor) e o de saída é de 22,4º, com vão livre do solo de 212 mm. E desde a versão de entrada, a Oroch 2023 traz controle de estabilidade e de tração Sistema Anti-capotamento e assistente de partida em rampa de série.

O interior foi totalmente renovado para agregar percepção de valor para os clientes. Mudam o volante, os acabamentos e mesmo o design da cabine. Há um novo quadro de instrumentos digital e uma nova central multimídia com tela flutuante de 8″ que oferece espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio, disponível de série nas versões Intense e Outsider.

Renault Oroch 2023

Conjunto mecânico e novo motor

A grande novidade é a adoção do motor 1.3 turbo flex TCe desenvolvido em parceria com a Daimler. Ele entrega 170 cv de potência com etanol e 162 cv com gasolina, e 27,5 kgfm de torque com ambos os combustíveis, entre 1.600 e 3.750 rpm.

Com duplo comando de válvulas variável, é o mesmo propulsor que já equipa os SUVs Duster e Captur, acoplado ao câmbio automático do tipo CVT que simula oito marchas. Com esse conjunto, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h.

Renault Oroch 2023

Esse conjunto estará presente apenas na versão mais cara que, segundo o Inmetro, tem consumo com gasolina na cidade de 10,5 km/l e na estrada de 11 km/l, enquanto os dados com etanol são 7,4 km/l e 7,8 km/l, respectivamente.

As versões mais baratas manterão o motor 1.6 SCe flex com duplo comando de válvulas variável na admissão, de 118 cv (G) e 120 cv (E) e 16,2 kgfm (gasolina ou etanol). Porém, agora ele está acoplado a um câmbio manual de seis marchas. A Renault destaca que essa mudança permitiu um ganho na aceleração de 0 a 100 km/h, indo de 12,5 segundos para 11,8 segundos, enquanto a velocidade máxima passa a ser de 169 km/h.

Renault Oroch 2023

A fabricante explica que esse novo escalonamento de marchas deixou a relação da primeira marcha 9% mais curta, privilegiando a aceleração, ao passo que a sexta marcha oferece maior conforto na estrada em velocidades maiores. No geral, o consumo ficou 1,8% menor na comparação com o modelo anterior. A opção 2.0 sairá de cena por conta das regras mais rígidas de emissões de poluentes do Proconve.

Impressões ao dirigir

A Revista CARRO teve a oportunidade de avaliar a versão topo de linha Outsider, com o motor novo 1.3 turbo flex. O visual dessa configuração traz um apelo mais aventureiro, com o adesivo na lateral e os alargadores de para-lamas. Além disso, é exclusivo dela os detalhes em cromado na grade dianteira.

Renault Oroch 2023

Falando do interior, a percepção é de que a cabine ficou mais moderna, porém, o material segue com um plástico mais rústico. Na posição de dirigir, o banco oferece ajustes de altura e profundidade, para quem gosta de guiar em uma posição elevada. Já o volante só tem regulagem de altura.

Quanto à dirigibilidade, a melhoria com o motor 1.3 TCe é significativa em relação ao 1.6 aspirado, entregando ótimas respostas em aceleração e retomadas. Aliás, ele fez um conjunto muito bem acertado com o câmbio CVT, mas só há trocas de marcha manuais na alavanca – essa transmissão simula oito velocidades.

Renault Oroch 2023

O resultado é uma picape boa de dirigir, confortável e com bom desempenho na cidade ou na estrada. No test-drive, em percurso misto, obtivemos o consumo médio registrado no computador de bordo de 8,3 km/l com etanol.

O isolamento acústico é um ponto alto na Oroch, mas é possível ouvir bem o barulho de rolagem dos pneus de uso misto. É o preço esperado por utilizar esse tipo de pneu. Quanto ao motor, ele entrega seu torque máximo já a partir de 1.600 rpm. Ou seja, rodando a 100 km/h, o motor gira em torno de 2.000 rpm, gerando pouco ruído dentro da cabine.

interior Renault Oroch 2023

A direção continua eletro-hidráulica, o que torna o sistema um pouco mais pesado que uma direção totalmente elétrica. A vantagem está na maior precisão na estrada, mas perde um pouco do conforto em manobras. Por falar em conforto, a suspensão McPherson na dianteira e McPherson com Multilink na traseira deixa a picape agradável e contribui com a dirigibilidade, embora seja um pouco permissível demais em lombadas ou valetas.

A Renault Oroch sempre foi uma escolha racional, oferecendo bom custo-benefício e atendendo o público que precisa de um carro prático para o dia a dia. Agora a picape agrega mais equipamentos de segurança, reforçando esse caráter. E o motor 1.3 chega para atrair quem espera mais desempenho sem o consumo elevado da anterior Dynamique 2.0. Não deve ser o bastante para incomodar a Toro, mas com certeza tem o suficiente para marcar seu lugar ao sol.

interior Renault Oroch 2023

interior Renault Oroch 2023

Versões, preços e equipamentos da Oroch 2023:

Pro 1.6 SCe – R$ 105.800

Principais equipamentos: ar-condicionado manual, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos, protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto, alarme e controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS).

Intense 1.6 SCe – R$ 111.300

Principais equipamentos: Todos da versão Pro, mais roda de liga leve de 16”, central multimídia com tela de 8” e conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras no teto e para-choque na cor da carroceria.

Outsider 1.3 TCe – R$ 137.100

Principais equipamentos: Todos da versão Intense, mais ar-condicionado automático digital, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, grade frontal com detalhes cromados, retrovisores e maçanetas em preto brilhante, alargadores de para-lama, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro e roda diamantada biton.

 

Fotos:  Marcelo Machado de Melo/La Imagem e Divulgação

Share This