Great Wall Motors Picape Poer

Fabricante chinesa deverá produzir automóveis em Iracemápolis a partir de 2022 para vendas no Brasil e demais mercados da América Latina

 

Os rumores ventilados nas últimas semanas foram confirmados oficialmente nesta quarta-feira (18): a fábrica de automóveis da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) foi comprada pela chinesa Great Wall Motors. A nova fabricante deverá iniciar em 2022 a produção de veículos na unidade para vendas no Brasil e em outros mercados da América Latina.

O valor da transação não foi divulgado pela Mercedes-Benz. A negociação incluiu o terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, além de todos os prédios e os equipamentos de produção de automóveis da fábrica no interior paulista.

“Com a Great Wall Motors, encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro”, afirmou o Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz AG, Jörg Burzer. A expectativa é que o SUV Haval H6 e a picape Poer, ambos já registrados no Brasil via INPI, sejam os primeiros modelos da Great Wall Motors com produção nacional.

O anúncio do fechamento da fábrica da Mercedes-Benz foi feito em dezembro de 2020, quando foi determinado o fim da produção dos modelos GLA e Classe C na unidade. De acordo com a empresa, a situação atual do mercado brasileiro foi determinante para a decisão de fechar a fábrica.

Apesar do fechamento e da venda da fábrica de automóveis, a Mercedes-Benz garante que continuará a comercializar os modelos via importação e a atender todos os clientes normalmente nas mais de 50 concessionárias da marca.

O Grupo Daimler, do qual a Mercedes-Benz faz parte, ressalta ainda que irá manter o funcionamento normal das unidades de São Bernardo do Campo (caminhões, chassis de ônibus e agregados), Campinas (Peças e Serviços ao Cliente, Reman e Global Trainning) e Juiz de Fora (cabines de caminhões). Também está mantido o Campo de Provas da Mercedes-Benz e o Centro de Testes, que está sendo construído em parceria com a Bosch, ambos em Iracemápolis.

Fotos: Divulgação

Share This