No caso de o acelerador prender todo aberto, qual a providência a tomar para evitar um acidente?  
Caio Vasconcellos – São Paulo, SP

Pé no freio firme, pois o freio de todo carro é mais potente que o motor. Pode parecer pouco freio porque com acelerador todo aberto não há vácuo no coletor para acionar o servo-freio, mas o freio atua do mesmo jeito. Mas de uns ou dez anos para cá os carros têm uma estratégia na central de gerenciamento do motor chamada prioridade para o freio (brake override system, BOS), em que pisando no freio o acelerador fecha todo, mesmo que eventualmente o pedal do acelerador estar preso todo acelerado.


No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai, respondidas por nosso consultor técnico, Bob Sharp. Envie suas dúvidas para bob@revistacarro.com.br informando nome completo e cidade/estado de residência.

Leia mais

 

Existe tolerância nos radares para registrar a multa?

Lombadas prejudicam o consumo de combustível?

Roda-livre economiza combustível, mas é perigoso?

Share This