Kia Carnival

Com desenho inspirados nos SUVs da marca, minivan Kia Carnival chega ao país em versão única para 8 pessoas, motor 3.5 V6 e mais equipamentos

 

A Kia já iniciou as vendas da quarta geração da minivan Carnival no Brasil, disponível em versão única com três fileiras de bancos e capacidade para oito ocupantes, por R$ 479.990.

Feita sobre uma nova plataforma, a minivan adota design atualizado, tanto por dentro quanto por fora. No geral, o Kia Carnival possui estilo predominantemente retilíneo, com traços inspirados nos SUVs Telluride, Seltos e Mohave.

Kia Carnival

Destaque para as colunas A e B escurecidas, embora o teto siga na cor da carroceria, além das luzes diurnas de LED, os novos faróis mais afilados e a grade estilo “nariz de tigre” com acabamento cromado e desenho de múltiplos losangos. Na traseira, as lanternas passam a ser interligadas por uma barra iluminada.

A quarta geração possui distância entre eixos 30 mm mais longa (3.090 mm), além de estar 10 mm mais larga (1.995 mm) e 40 mm maior no comprimento (5.155 mm), aumentando o espaço interno. O balanço dianteiro está mais curto, com a base da coluna A movida para trás para criar um capô mais longo. Já o balanço traseiro ficou 30 mm mais longo.

De acordo com a fabricante, com apenas a primeira fila de assentos em uso, o Kia Carnival oferece até 2.905 litros de capacidade no porta-malas (pelo método VDA), ou 627 litros atrás dos assentos da terceira fila (até as bordas superiores das costas dos bancos).

painel Kia Carnival

Lista de equipamentos

Por dentro, a minivan ficou mais tecnológica, com duas telas digitais de 12,3” para o quadro de instrumentos e a central multimídia. O console central está mais elevado e possui novos porta-objetos, além de carregador de celular por indução.

A lista de equipamentos inclui rodas aro 19”, abertura do porta-malas com acionamento elétrico, portas traseiras deslizantes elétricas, conectividade Android Auto e Apple CarPlay com reconhecimento de voz, sete airbags, frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos para evitar colisões frontais, alerta e assistente ativo de ponto cego, assistente de farol alto, piloto automático adaptativo com Pare e Siga em congestionamentos, assistente de faixa de rodagem, câmeras 360°, assistente de saída em segurança (evita que as portas traseiras deslizantes se abram se o sistema detectar um carro se aproximando por trás em qualquer um dos lados) e assistente ativo de prevenção de colisão traseira.

Conjunto mecânico

O modelo é comercializado com motor 3.5 V6 a gasolina sem o sistema de injeção direta de gasolina do modelo à venda nos Estados Unidos. Com isso, torque e potência serão inferiores, com 272 cv e 33,8 kgfm no Brasil – nos EUA, são 294 cv e 36,2 kgfm de torque. Em ambos os casos, o câmbio automático é o mesmo, de 8 marchas.

A suspensão, totalmente independente, foi melhorada em relação ao antecessor, adotando nova travessa e uma nova geometria. A suspensão traseira Multilink também foi atualizada, com braços de suspensão inferiores mais longos e layout de mola revisado, enquanto o ângulo dos amortecedores traseiros foi ajustado para absorver melhor os impactos da via.

Kia Carnival

A direção elétrica acionada por motor montada na coluna substitui o sistema da geração anterior, segundo a Kia, gerado respostas um pouco mais diretas e com uma relação de direção 5,6% mais rápida.

A minivan terá até sete opções de cores externas (branco neve perolizado, cinza pantera metálico, preto aurora perolizado, azul profundo metálico, azul astral, prata cerâmica metálico e vermelho chama metálico) e três combinações de cores para o interior (preto com cinza, preto com marrom ou preto com bege).
 

Fotos: Divulgação

Share This