Segunda geração do Dodge Journey passa a ser produzida na China na mesma plataforma do GAC GS-5
A Dodge revelou a segunda geração do Journey, que estreia no México via importação da China. A origem do SUV tem relação com o fato de o modelo compartilhar visual, plataforma e mecânica com o utilitário esportivo chinês GAC GS5. Basicamente, o novo Dodge Journey troca apenas a grade e os logotipos.
Na dianteira, para-choque, faróis principais e de neblina do novo Journey têm exatamente o mesmo desenho do SUV chinês. A única exclusividade do Dodge é a grade, que troca os frisos cromados horizontais por um arranjo na cor preta que remete às picapes da RAM, também do grupo Stellantis.
Toda a estamparia de portas, para-lamas e colunas é exatamente a mesma do GAC GS5, assim como o para-choque traseiro com duas falsas saídas de escapamento e as lanternas em LED interligadas por uma barra iluminada. A única mudança é a troca do emblema oval da GAC pelo nome da Dodge por extenso ao centro da tampa do porta-malas.
Como não há mudanças estruturais, o porte do novo Dodge Journey é idêntico ao do GAC GS5, que possui 4.695 mm de comprimento, 1.885 mm de largura, 1.700 mm de altura e 2.710 mm de distância entre eixos. Na cabine, o ambiente também é igual ao chinês, com mudanças apenas no logotipo do volante e nas cores dos revestimentos.
A lista de equipamentos da versão de topo inclui quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 8 polegadas, sistema de câmeras 360º, ajustes elétricos e ventilação para os bancos dianteiros, ar-condicionado digital de duas zonas e teto solar panorâmico. A relação de itens de segurança traz ainda seis airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, sensor de pontos cegos, farol alto automático e alerta de mudança involuntária de faixa.
Na mecânica, o novo Dodge Journey mantém o motor 1.5 turbo a gasolina do chinês, que produz 169 cv de potência a 5.000 rpm e 27 kgfm de torque a 4.000. O câmbio é automático de seis marchas, fornecido pela Aisin. A suspensão é independente nos dois eixos, com arranjo McPherson na dianteira e multibraço, na traseira.
O Journey 2022 estreia em três versões no México (SXT, Sport e GT), com preços entre 555.900 e 645.900 pesos, o equivalente à faixa entre R$ 147,5 mil e R$ 171,3 mil na conversão direta, sem impostos.
Fotos: Divulgação/Dodge
O Dodge Journey perdeu sua identidade, ficou com cara de Tiggo.
Eu gostei, belo design. Só precisava de um pouco mais de potência, para meu gosto, não do mercado. Compraria de boa.
Vai ser cormecializada no Brasil?