Chevrolet Onix

Hatch Chevrolet Onix chega ao mercado na segunda geração com preços a partir de R$ 48.490

A apresentação oficial para o mercado brasileiro da nova geração do Chevrolet Onix aconteceu há mais de dois meses, mas só agora o hatch chega às concessionárias renovado. O modelo terá ao todo quatro opções de acabamento, mais três pacotes opcionais: Adventure, Sport e Elegance.

Nas dimensões, o hatch cresceu 23 cm no comprimento, 2,3 cm no entre-eixos e 4,1 cm na largura quando comparado à geração anterior. A fabricante afirma ainda que mudam, em relação ao sedã, o entre-eixos mais curto, a calibração da direção elétrica e dos amortecedores.

Motores e câmbio novo Onix

Quanto à motorização, a segunda geração do Onix passa a trazer um novo propulsor da família Ecotec com três cilindros, com as opções 1.0 aspirado (82 cv/10,6 kgfm com etanol) e 1.0 turbo (até 116 cv/16,8 kgfm com etanol). Segundo a GM, não há injeção direta por opção da fabricante, para evitar problemas com combustível ruim. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas.

Chevrolet OnixFalando especificamente do motor Ecotec 1.0 Flex Turbo, ele conta com bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de trazer correia dentada imersa em óleo, optimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões e volante do motor com sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão.

De acordo com a fabricante, o novo Onix acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. O consumo do motor 1.0 turbo é de 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, ambos com etanol. Com gasolina, os números são  12,0 km/l e 15,7 km/l, respectivamente.

Consumo de combustível Novo Onix

De acordo com a Chevrolet, os novos Onix e Onix Plus aspirados são os carros mais econômicos do País. O consumo é de 17,7 km/l com gasolina na estrada, no caso do sedã Onix Plus equipado com o inédito motor 1.0. Pelo Inmetro, esta é a melhor marca de um carro a combustão no Brasil.

Os dados de consumo do Onix Plus na são:
Cidade:
Etanol – 10,1 km/l
Gasolina – 14,3 km/l

Estrada:
Etanol – 12,5 km/l
Gasolina – 17,7 km/l

App para dirigir de forma econômica

A Chevrolet lança também um aplicativo que ajuda o motorista a dirigir de forma mais eficiente. Chamado myChevrolet App, ele permite ver dicas de condução, consultar o histórico de viagens, verificar informações
do computador de bordo e até acionar o motor e o sistema de climatização da cabine a distância. O aplicativo estará disponível para os modelos equipados com OnStar e Wi-Fi. Além do smartphone, o app também é compatível com smart watches.

Novo Chevrolet OnixLista de equipamentos do novo Onix

O Onix oferece Wi-Fi desde a versão LT – tecnologia que estreou no Brasil na linha Chevrolet com o Cruze. Além disso, traz sensor de ponto cego, assistente de estacionamento, multimídia MyLink de nova geração, carregador sem fio para smartphones, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis e luzes de LED.

Novo Chevrolet OnixVeja a seguir os preços e equipamentos de cada versão do novo Onix:

1.0 MT – R$ 48.490
Seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração e rádio

LT 1.0 MT – R$ 51.590
Acrescenta MyLink

LT I – R$ 53.790
Acrescenta abertura do porta-malas e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, carregador sem fio

LT II – R$ 54.625
Acrescenta OnStar e Wi-fi

LT III – R$ 55.590
Acrescenta faróis de neblina e rodas de liga leve aro 15″

1.0 Turbo – R$ 55.590
Seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração e rádio

LT 1.0 Turbo MT – R$ 57.590
Acrescenta faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16″, OnStar e Wi-Fi

LT 1.0 Turbo AT – R$ 62.890
Acrescenta controlador de velocidade

LTZ 1.0 Turbo MT – R$ 60.990
Acrescenta abertura do porta-malas e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, carregador sem fio

LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 66.290
Acrescenta controlador de velocidade

Premier 1.0 Turbo – R$ 69.990
Acrescenta rodas de liga leve aro 16″, farol tipo projetos, luz de posição de LED

Premier II 1.0 Turbo – R$ 72.990
Acrescenta alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento

Custo do Wi-Fi

A Chevrolet anunciou também os valores do pacote para o uso do Wi-fi a bordo, obrigatoriamente com a operadora Claro. São:

2 GB – R$ 29,99
5 GB – R$ 39,99
10 GB – R$ 59,99
20 GB – R$ 84,99

As opções de entrada Joy seguem à venda. O Onix Joy, aliás, recebeu uma atualização visual há alguns meses para trazer o desenho do modelo anterior, da reestilização de 2016, que sai de linha agora nas versões convencionais.

Impressões

As modificações promovidas no Onix fizeram bem ao modelo. Ele aumentou não só em tamanho, mas também melhorou a qualidade. Para o lançamento da versão hatch, a empresa promoveu test-drive que partiu da fábrica em Gravataí (RS), onde ele é produzido, até o autódromo do Velopark, trecho de 67 km pelas rodovias da capital gaúcha.

Nestas condições, com velocidade média de 100 km/h e três ocupantes, o modelo mostrou bom desempenho. A versão utilizada foi a LTZ, com câmbio automático e motor 1.0 turbo. O conjunto mostrou-se bem acertado, com acelerações e retomadas precisas, além de direção e suspensões bem calibradas.

Em relação ao Onix da geração anterior, que continua a ser comercializado como Joy, ele subiu de patamar. Há mais espaço para os ocupantes dos bancos dianteiro e traseiro e materiais de acabamento de painel e portas de melhor qualidade. O sistema multimídia tem controles intuitivos e o ar-condicionado é digital. São várias as opções de acabamento e pacotes de acessórios. A intensão é manter a liderança no mercado brasileiro.

 

Leia mais

 

Novos Chevrolet Onix e Onix Plus: versões, preços e equipamentos

Chevrolet Onix conquista nota máxima e Mitsubishi L200 zera em crash-test

Oficial: Chevrolet faz recall de 19.050 unidades do Onix Plus

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Premier entra na briga para ganhar

Share This