Nissan Re-Leaf protótipo emergências

Protótipo do elétrico pode fornecer energia para residências em casos de desastres naturais

 

A Nissan revelou, no Reino Unido, um protótipo do elétrico Leaf criado para servir de auxílio em situações de emergência. O modelo pode ser utilizado para servir de fonte de energia móvel após desastres naturais ou condições climáticas extremas.

Batizado de Re-Leaf, o conceito traz tomadas externas à prova d’água, onde podem ser plugados aparelhos de 110 a 230 volts para recarga – a alimentação é feita pela bateria de íons de lítio. Isso é possível pela tecnologia de recarga bidirecional do Leaf, de série desde a primeira geração do modelo, lançada em 2010.

Nissan Re-Leaf protótipo emergências

A atual geração do Nissan Leaf traz uma bateria de 62 kWh, que, quando totalmente carregada, pode fornecer eletricidade para uma residência europeia por seis dias, em média.

Visualmente, o conceito Re-Leaf mescla as cores azul, amarelo e preto com a pintura-base na cor branca. O elétrico traz sirene amarela de identificação no teto, caixas de roda alargadas e para-barros.

Nissan Re-Leaf protótipo emergências

Para alcançar locais destruídos, o vão livre do solo foi aumentado em 70 mm, para 225 mm. Os pneus são do tipo todo-terreno, fornecidos pela BF Goodrich, na medida 225/65R17.

Na parte de dentro, os bancos traseiros foram removidos e o piso nivelado para fornecer mais espaço de armazenamento. Há ainda uma divisão que separa os bancos dianteiros da área de carga. Ao abrir o porta-malas, uma mesa dobrável abriga uma TV LED de 32 polegadas e tomada elétrica para fornecer um centro operacional para comunicações e gerenciamento de desastres.

Nissan Re-Leaf protótipo emergências

Fotos: Divulgação

Share This