Antes os rádios automotivos eram mesmo só rádio, quando surgiram na década de 1920, mas depois da fita e do CD, hoje oferecem muito mais do que música

 

Você é da época que o sistema de som do carro só tinha rádio? Ou do toca-fitas? Quem sabe você se lembra de quando ele tinha leitor de CD e alguns modelos vinham até com o porta-CD para guardá-los? Para celebrar essa evolução do sistema de entretenimento, a Mercedes-Benz recorda um pouco dessa trajetória.

rádios automotivos

A empresa lembra que os primeiros rádios automotivos apareceram no início dos anos 1920, inicialmente nos Estados Unidos. Na época, eles ainda eram bastante exclusivos e a única opção era sintonizar a frequência do rádio e curtir a música no trajeto.

A Mercedes reforça que o primeiro rádio automotivo produzido em massa na Europa foi fabricado pela Bosch, sendo apresentado em 1932. Ele pesava 15 quilos e tinha um preço muito alto, oferecido como opcional nos automóveis de luxo. Os rádios só se tornaram mais populares nos automóveis depois da Segunda Guerra Mundial, quando também ficaram mais compactos, permitindo integrá-los completamente ao painel de instrumentos.

rádios automotivos

Já nos anos 1950, as transmissões codificadas por frequência modulada (FM) permitiam melhor qualidade de sinal. Depois, vieram outras melhorias como teclas de estação de rádio e funções de varredura de estação. A tecnologia de transistor, slot de fita cassete e som estéreo surgiu apenas na década seguinte.

rádios automotivos

Desde então, a evolução foi constante, chegando ao CD player na década de 1980 e a combinação com navegação por satélite na década de 1990. Mas enquanto a ideia de ouvir fita cassete ou CD no carro deu certo, outros projetos não foram bem aceitos, como os toca-discos móveis.

LEIA MAIS: Mercedes-Benz apresenta nova central MBUX

rádios automotivos

Hoje, as centrais multimídias oferecem uma infinidade de opções, do espelhamento de smartphones à integração com o sistema Amazon Alexa para controlar os dispositivos de casa inteligente. Sem contar os assistentes pessoais com comando de voz que permitem saber as últimas notícias, consultar a previsão do tempo e são capazes até de identificar preferências de acordo com o perfil de cada motorista.

 

Fotos: Divulgação

Share This