Volkswagen Tiguan facelift 2021

SUV médio também ganha opção de motorização híbrida do tipo plug-in

 

A Volkswagen revelou a reestilização da segunda geração do Tiguan. Além de discretas mudanças visuais, o SUV traz a inédita versão esportiva R e uma variante híbrida (até então só disponível na China).

O modelo revelado pela Volkswagen é a configuração “padrão” do Tiguan, sem entre-eixos estendido. A versão alongada, vendida no Brasil e outros mercados como Tiguan Allspace, adotará as mesmas novidades em breve.

Volkswagen Tiguan facelift 2021

As mudanças no visual estão concentradas na dianteira, com grade mais larga e em forma de V, que aproxima o Tiguan do visual de SUVs como o novo Touareg e o T-Roc. Os faróis, mais afilados e com prolongamento na extremidade que remete ao Golf 8, passam a vir de série com iluminação em LED – no topo de linha, há LEDs Matrix, que inibem o ofuscamento de motoristas na direção contrária.

Na traseira, os refletores nos para-choques agora estendem-se de uma ponta à outra da peça. O modelo adota ainda o padrão visto em T-Cross e Nivus, com o nome do carro centralizado na tampa do porta-malas (além do novo logotipo da Volkswagen).

Volkswagen Tiguan R 2021

Painel digital de série

Na cabine, o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas passa a vir de série desde a versão de entrada.

O modelo também traz novos volante e alavanca de câmbio, além de comandos do ar-condicionado digital redesenhados. A nova central multimídia (com opções de tela de 8” ou 10”) passa a ser compatível com espelhamento sem fio de celulares (Android Auto e Apple CarPlay) e traz reconhecimento de comandos de voz aprimorado.

Volkswagen Tiguan facelift 2021

O Tiguan reestilizado também traz sistema de iluminação ambiente personalizável em LED, com 15 cores, e sistema de som de 480 W (com opções das marcas Fender ou Harman Kardon) na versão de topo. Outra novidade é a o sistema de abertura do porta-malas sem o uso das mãos, opcional para o modelo de entrada.

Os recursos de condução semiautônoma foram aprimorados. Agora, o Tiguan pode controlar sozinho aceleração, direção e distância do veículo à frente em velocidades entre 0 e 210 km/h – segundo a Volkswagen, o motorista deve sempre manter as mãos no volante e é o único responsável pela condução mesmo quando o recurso está ativado.

Volkswagen Tiguan R 2021

Versões híbrida e esportiva

As maiores novidades estão na estreia da versão híbrida plug-in eHybrid (recarregável na tomada) e da esportiva R.

O Tiguan R traz motor 2.0 TSI de 320 cv e tração integral 4Motion, com sistema de vetorização de torque individual. O modelo adota para-choques exclusivos, com maior entrada de ar na dianteira, e saída quádrupla de escapamento na traseira.

Volkswagen Tiguan R 2021

Os freios contam com discos perfurados e de maior diâmetro. As rodas, de 21 polegadas, trazem pneus 255/35R21. Na cabine, os bancos são do tipo concha e o volante traz comandos sensíveis ao toque, com o logotipo da versão.

Volkswagen Tiguan R 2021

Já o Tiguan eHybrid adota a mecânica do Golf GTE de oitava geração, com motor 1.4 TSI de 150 cv e motor elétrico de 116 cv. A potência combinada é de 245 cv.

Oficialmente, a Volkswagen não confirmou detalhes sobre o tipo de câmbio, que deve ser o automatizado de dupla embreagem (DSG) e seis marchas. A fabricante também não detalhou informações sobre autonomia e dados de carregamento da bateria do Tiguan híbrido.

Volkswagen Tiguan eHybrid 2021

O novo Tiguan chega ainda este ano à Europa e em 2021, aos Estados Unidos. Produzido no México, o modelo vendido no Brasil deverá estrear por aqui em meados do próximo ano, como linha 2022.

Fotos: Divulgação

Share This