McLaren Artura

Primeiro carro híbrido de produção em série da McLaren, o Artura já pode ser reservado e as primeiras unidades chegam no segundo semestre

 

A UK Motors, representante das marcas McLaren e Aston Martin no Brasil, informa que o McLaren Artura – primeiro carro híbrido de produção em série da marca – já está disponível para encomenda no país. O preço não foi divulgado, pois há variação conforme a taxa cambial. As primeiras unidades estão previstas para desembarcar por aqui no segundo semestre deste ano.

Com sistema de propulsão híbrida, o Artura adota motor 3.0 V6 turbo a gasolina que entrega 585 cv de potência e 59,7 kgfm de torque, feito de alumínio e pesando somente 160 kg – são 50 kg a menos que o McLaren V8. Uma inovação é sua angulação de 120°, o que permite que os dois turbos fiquem posicionados em “V”, ajudando nas dimensões menores e no baixo centro de gravidade.

Ele atua em conjunto com o motor elétrico E-motor, localizado entre o motor a combustão e o câmbio, rendendo 95 cv e 22,9 kgfm. A potência combinada é de 680 cv e o torque, 73,4 kgfm. De acordo com a McLaren, o Artura vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos, de 0 a 200 km/h em 8,3 segundos e de 0 a 300 km/h em 21,5 segundos. Sua velocidade máxima é de 330 km/h, podendo rodar no modo totalmente elétrico por até 30 km.

A transmissão de dupla embreagem e oito marchas foi desenvolvida especialmente para o modelo e dispensa a ré – essa função é feita pelo motor elétrico girando no sentido oposto. O conjunto de baterias é composto por cinco módulos, com 7,4 kWh e possibilidade de recarga de 80% em cerca de duas horas e meia.

O Artura foi o modelo que estreou a plataforma McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA), trazendo ainda mudanças no chassi e otimização do powertrain, que por si só diminuiu em 10% o peso do veículo com o uso de menos cabos. Ao total, ele pesa 1.498 kg – sendo apenas 130 kg referentes ao sistema híbrido.

McLaren Artura e Bruno Senna

Bruno Senna testa o McLaren Artura nos Estados Unidos

Embaixador da McLaren Automotive, o piloto brasileiro Bruno Senna fez a primeira exibição dinâmica do Artura na América do Norte, pilotando o modelo no Autódromo Internacional de Miami. “Foi realmente incrível acelerar o McLaren Artura neste novo circuito no coração de Miami. O Artura é um carro que está sempre incentivando a acelerar, principalmente em pista. É suave e refinado, mas com uma vocação agressiva que está apenas esperando para ser descoberta à medida que você utiliza o E-motor combinado com o motor V6. É previsível e divertido. Um passeio perfeito para um fim de semana de Grande Prêmio”, disse Senna.

 

Fotos: Divulgação

Share This