McLaren Artura

Superesportivo híbrido plug-in, o McLaren Artura estreia plataforma MCLA e emprega tecnologias como motor elétrico com função de marcha a ré

 

Depois da experiência adquirida com o P1, a McLaren revelou ontem (17) seu primeiro superesportivo híbrido plug-in com produção em série, o Artura, que adota as mais recentes tecnologias em redução de peso e performance, além de melhorias no sistema elétrico. De acordo com a fabricante, ele consegue rodar no modo totalmente elétrico por até 30 km.

Quanto à redução de peso, o Artura estreia a plataforma McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA), além de mudanças no chassi e otimização do powertrain, que por si só diminuiu em 10% o peso do veículo com o uso de menos cabos. Ao total, ele pesa 1.498 kg – sendo apenas 130 kg referentes ao sistema híbrido.

McLaren Artura

O motor é novo: 3.0 V6 turbo a gasolina que entrega 585 cv de potência e 59,7 kgfm de torque, feito de alumínio e pesando somente 160 kg – são 50 kg a menos que o McLaren V8. Esse propulsor M630 adota angulação de 120°, o que permite que os dois turbos fiquem posicionados em “V”, ajudando nas dimensões menores e no baixo centro de gravidade.

McLaren Artura

Ele atua em conjunto com o motor elétrico E-motor, localizado entre o motor a combustão e o câmbio. Ele é capaz de render 95 cv e 22,9 kgfm. A potência combinada é de 680 cv e o torque, 73,4 kgfm. De acordo com a McLaren, o Artura vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos, de 0 a 200 km/h em 8,3 segundos e de 0 a 300 km/h em 21,5 segundos. Sua velocidade máxima é de 330 km/h.

McLaren Artura

A transmissão de dupla embreagem e oito marchas foi desenvolvida especialmente para o modelo e dispensa a ré – essa função é feita pelo motor elétrico girando no sentido oposto. O conjunto de baterias é composto por cinco módulos, com 7,4 kWh e possibilidade de recarga de 80% em cerca de duas horas e meia.

Por dentro, ele adota os comandos voltados para o motorista, com painel de instrumentos digital e comando de seleção dos modos de direção preso à coluna de direção. Ou seja, ele se movimenta conforme o volante gira, permitindo alterar os modos sem tirar as mãos do volante. Há ainda uma tela vertical da central multimídia de 8″, com espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto.

interior McLaren Artura

O McLaren Artura já pode ser encomendado, com as primeiras entregas agendadas para o quarto trimestre deste ano. Os preços no Reino Unido começam em 185.500 libras e, nos Estados Unidos, partem de 225.000 dólares.

Veja abaixo um vídeo do McLaren Artura:

 

E outro vídeo com o piloto Daniel Ricciardo a bordo do Artura:

Share This