Licenciamento

Licenciamento deve ser feito anualmente, atentando-se ao prazo de acordo com o final da placa (Crédito: Paulo Rosa/Detran)

Licenciamento anual de automóveis com placas final 1 começou no dia 1 de abril e vai até o dia 30 do mês; serviço é feito totalmente online

 

Os automóveis registrado no Estado de São Paulo com placas final 1 já podem fazer o licenciamento anual obrigatório. O prazo para estes modelos vai até o dia 30 de abril, sendo que o calendário para todos os veículos seguirá até 31 de dezembro. Somente no caso de caminhões e tratores, o calendário vai de setembro a dezembro.

O licenciamento no Estado é feito online, sem necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade do Detran.SP ou do Poupatempo. Vale lembrar que o porte do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é obrigatório, seja na versão impressa ou digital. A taxa do serviço é de R$ 98,91 para carros usados e de R$ 131,80 para os zero-quilômetro. Neste ano, não haverá a cobrança adicional do seguro DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Como fazer o licenciamento?

Tenha em mãos o número do Renavam e faça o pagamento da taxa via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal), ou ainda nas Lotéricas. Será necessário quitar possíveis débitos de IPVA e multas, se houver.

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A impressão pode ser feita em casa, em papel sulfite branco comum, além de salvar o documento no celular.

calendário licenciamento 2021 São Paulo

Share This