trânsito

Vence hoje (7) o prazo do IPVA 2021 para veículos com placa final 1; licenciamento antecipado pode ser feito até março

O Detran.SP já liberou os calendários de pagamento para o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) e o licenciamento 2021. Os proprietários que desejarem podem pagar o licenciamento antecipado até o dia 31 de março, junto com o IPVA, ou aguardar o vencimento conforme o calendário anual seguindo o final da placa.

O IPVA pode ser pago em em cota única com desconto de 3% em janeiro, em cota única sem desconto em fevereiro ou ainda parcelado em três vezes com vencimento de cada parcela entre janeiro e março, de acordo com a data de vencimento da placa. A consulta do valor pode ser feita na rede bancária credenciada ou pelo portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

- Publicidade -

É possível fazer o pagamento diretamente em uma agência bancária credenciada, pelos terminais de autoatendimento ou pela internet, informando o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), além de casas lotéricas.

O licenciamento também é 100% digital no Estado de São Paulo, sendo que o CRLV só é emitido se o condutor quitar também outros débitos existentes, como multas. Segundo o Detran.SP, a taxa em 2021 é de R$ 98,91 para veículos usados e para veículos 0km adquiridos até 14/1. Porém, veículos 0km adquiridos a partir de 15/1 pagarão a taxa atualizada de R$ 131,80. Vale lembrar que, em 2021, não haverá cobrança do valor referente ao DPVAT.

O Detran.SP informa que o CRLV digital ficará disponível para download e impressão um dia após o recebimento do valor da taxa. Ele poderá ser acessado no portal do Poupatempo, do Detran.SP, (www.detran.sp.gov.br) e do Denatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT.

O proprietário poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em sua casa, em papel sulfite comum branco, desde que o QR Code esteja legível – ele será utilizado para validação do documento em caso de fiscalização.

Vale destacar também que, para os veículos movidos a GNV, é necessária aprovação prévia na inspeção de segurança veicular com a respectiva expedição de Certificado de Segurança Veicular (CSV) antes de realizar o licenciamento.

- Publicidade -

Calendário IPVA 2021 em São Paulo:

Hoje (7) vence o prazo para o pagamento do IPVA 2021 para os automóveis com placa final 1, seja para o pagamento integral com desconto de 3% ou da primeira prestação para quem optou pelo parcelamento.

Quem não quitar o imposto no prazo fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Calendário licenciamento 2021 em São Paulo:

Quem não fizer o licenciamento antecipado pode aguardar o calendário anual, que vai de abril a dezembro – ou de setembro a dezembro no caso específico de caminhões e tratores. O licenciamento obrigatório deve ser feito até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, sujeito a multa e juros em caso de atraso.

calendário licenciamento 2021 São Paulo

Leia mais:

Como baixar, como usar e o que muda na transferência de veículos com o CRLV-e digital

- Publicidade -
Share This