Fabricante diz não ter realizado nenhuma alteração nas especificações do hatch que justifique piora no crash test
Após o rebaixamento da nota do HB20 em teste de auditoria do Latin NCAP, a Hyundai Motor Brasil comunicou que irá investigar os resultados dos testes. De acordo com a fabricante, não houve nenhuma mudança no processo de produção ou na especificação do hatch que possa justificar a variação entre os dois crash tests realizados.
“A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019. Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa”, afirma a empresa, em nota.
O rebaixamento da nota para proteção a adultos do HB20, que passou de 4 estrelas para 1 estrela, foi causado pela menor proteção para o tórax do ocupante adulto no teste de auditoria (em relação ao teste original, de 2019). De acordo com o Latin NCAP, isso fez com que fossem ultrapassados os limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral.
Segundo o comunicado da Hyundai, “caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração”. Ambos HB20 testados traziam apenas os 2 airbags frontais, obrigatórios por lei no Brasil desde 2014. Na linha 2021 do compacto, a Hyundai estendeu a oferta de airbags laterais de tórax em pacote opcional desde a verão básica (Sense 1.0). Nas topo de linha, Diamond e Diamond Plus, as bolsas laterais vêm de série.
Fotos: Divulgação
Isso! Vai comprar um Ford…
Hyundai me descupe vcs erraram feio no novo HB. 20.
Eu tenho o 2016, vou ficar com ele um bom tempo l. Pois o novo HB. 20 não me agradou em nada. O carro feii da peste..
Vou trocar até de Marca.
Verdadeiro moedor de carne humana, que feio Hyundai.
Muito bom a auditoria do teste após o carro estar no mercado. Agora veremos as explicações, se serão semelhantes aos da Volkswagen no caso da fraude de seus veículos.