Hyundai HB20 teste Latin NCAP auditoria

Avaliada em 2019, segunda geração compacto passou por auditoria pela entidade

 

O Hyundai HB20 de segunda geração teve a pontuação reduzida no crash-test realizado pelo Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe. Testado no fim de 2019, o compacto havia recebido 4 estrelas para a proteção de adultos. Em uma nova bateria de auditoria, divulgada nesta sexta-feira (9), o resultado sob o mesmo protocolo foi reduzido para 1 estrela.

De acordo com a entidade, o HB20 testado pela segunda vez ofereceu menor proteção para o tórax do ocupante adulto do que no teste original, de 2019. Isso fez com que fossem ultrapassados os “limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral”, segundo o Latin NCAP.

Hyundai HB20 teste Latin NCAP auditoria

O resultado negativo ocorreu no teste de impacto lateral, onde o tórax do dummy (boneco de testes) adulto ofereceu proteção ruim (cor vermelha). De acordo com o protocolo do Latin NCAP 2016-2019, sob o qual o HB20 foi avaliado nas duas situações, uma área crítica do corpo com cor vermelha limita o resultado a, no máximo, uma estrela.

Apesar da redução na quantidade de estrelas, a variação na pontuação foi baixa. No teste original, o HB20 2020 conquistou 23,53 pontos de um total de 34 pontos (quanto maior a quantidade de pontos, melhor o índice de proteção). Na rodada de auditoria, foram 21,97 pontos de um total de 34 pontos. A pontuação de proteção a crianças foi mantida em três estrelas, como no primeiro teste, assim como a pontuação (29,64 pontos de um total de 49).

Ambos modelos testados traziam apenas os 2 airbags frontais, obrigatórios por lei no Brasil desde 2014. Na linha 2021 do HB20, a Hyundai estendeu a oferta de airbags laterais de tórax para toda a gama como opcional.

O Latin NCAP diz não ter encontrado diferenças na construção dos dois veículos testados. “A estrutura parece a mesma, com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy. Notamos uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro”, explica o secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

Procuramos a assessoria de imprensa da Hyundai Motor Brasil para comentar o rebaixamento da nota do HB20 no teste de auditoria do Latin NCAP. A resposta será adicionada a esta assim que recebida.

Abaixo, o teste de auditoria do novo HB20 (1 estrela para adultos, 3 estrelas para crianças):

Teste original do novo HB20 (4 estrelas para adultos, 3 estrelas para crianças):

Fotos: Divulgação

Share This