Crash test Toyota Corolla

Toyota Corolla fica com nota máxima e novo Hyundai HB20 conquista 4 estrelas, mas a Renault precisou mudar o Sandero para atingir 3 estrelas

O Latin NCap, instituição que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina e no Caribe, divulgou os resultados dos testes de impacto de mais uma bateria. Dessa vez, foi avaliado o novo Toyota Corolla, que se saiu muito bem e conquistou cinco estrelas na proteção para adultos e crianças. Outro modelo testado é o Hyundai HB20, que ficou com quatro estrelas para adultos e três para crianças com a carroceria hatchback.

Embora o HB20 não tenha se saído tão bem quanto esperado, a decepção ficou com o Renault Sandero (resultados que valem para versões de Logan e Stepway também). O modelo foi testado inicialmente e ficou com apenas uma estrela, repetindo o desempenho fraco de 2018. Isso exigiu que a Renault fizesse modificações para que, em um segundo teste, o Sandero enfim conquistasse ao menos três estrelas para adultos.

Toyota Corolla: cinco estrelas

No caso do Toyota Corolla, fabricado no Brasil, o sedã se destaca por trazer sete airbags e controle de estabilidade (ESC) de série. Nos testes, ele mostrou boa proteção para os ocupantes nos três cenários avaliados: impacto frontal, lateral e lateral de poste. Com saldo positivo na análise da instituição, a crítica ao sedã diz respeito ao airbag de joelho. “Foram encontradas estruturas rígidas atrás do airbag que podem causar problemas com um dummy maior ou uma posição de assento diferente”, descreve. O Corolla também recebeu dois Latin NCAP Advanced Awards para a frenagem autônoma de emergência (AEB) oferecida opcionalmente e para a proteção de pedestres de acordo com os padrões das Nações Unidas. O Latin NCap ressalta ainda que o resultado é válido para todas as versões do sedã.

Confira o vídeo com o crash-test do Toyota Corolla:

Renault Sandero: de uma para três estrelas

A polêmica nesta bateria de testes ficou com o Renault Sandero, Logan e Stepway, avaliados na versão renovada. Feito no Brasil, Argentina e Colômbia, o modelo conquistou inicialmente apenas uma estrela para adultos e quatro para crianças. Após o resultado negativo, a fabricante realizou alterações e os modelos conseguiram subir para três estrelas na proteção de adultos. Vale lembrar que nos testes de 2018 o Sandero/Logan/Stepway havia obtido também somente uma estrela.

Em seu relatório, o Latin NCap informa que, no impacto frontal, mostrou-se uma estrutura instável, ainda que com melhor desempenho do que o avaliado em 2018. Já no impacto lateral, houve “significativa intrusão lateral e baixa proteção para o peito, apesar de possuir airbags de tórax e cabeça, levando o modelo a alcançar, novamente, o resultado de uma estrela para proteção de ocupantes adultos”.

A instituição ressalta que o resultado é válido para todos os Sandero, Logan, Stepway com chassis de VIN 93Y5SRZHXLJ868977 (data 24/04/19) a VIN 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19), para as unidades produzidas no Brasil.

Outro ponto considerado é que o Latin NCap encontrou diferenças na forma e no volume dos airbags de tórax e cabeça nas unidades produzidas na Colômbia em relação àquelas produzidas no Brasil e na Argentina. Na versão produzida na Colômbia, o volume é de 22 litros, com maior área de cobertura, oferecendo proteção mais robusta em comparação com os airbags das versões produzidas na Argentina e no Brasil (que apresentaram volume de 18 litros e área de cobertura mais restrita).

A Renault foi notificada dos resultados e realizou duas melhorias: atualização do sistema de distribuição de airbags e um dispositivo de absorção de energia para a pelve, que também afasta o dummy do impacto com a porta. Sendo assim, o Latin NCap refez os testes de impacto lateral e lateral de poste e os resultados foram melhores na proteção do peito. No entanto, a proteção ainda é considerada fraca pela instituição no impacto lateral.

Diante dos novos testes, Sandero, Logan e Stepway subiram para três estrelas para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis. Esses resultados são válidos para as unidades produzidas no Brasil com chassis a partir de VIN 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19).

Confira o vídeo com o crash-test do Renault Sandero (primeiro teste):

 

Confira o vídeo com o crash-test do Renault Sandero (segundo teste):

 

Hyundai HB20: quatro estrelas

Outro modelo testado nessa bateria pelo Latin NCap foi o novo Hyundai HB20 hatchback, produzido no Brasil. O modelo conquistou quatro estrelas para a proteção de adultos e três estrelas para crianças, sendo equipado com dois airbags frontais de série e ESC como opcional.

Nos testes, o novo HB20 mostrou boa proteção no impacto frontal. Porém, “durante o impacto lateral a proteção torácica para o adulto foi fraca”, descreve o relatório. A crítica ficou com o teste envolvendo um dummy de três anos, que mostrou descolamento no encosto do banco traseiro e levou a um movimento excessivo da cabeça para a frente, mas ainda abaixo dos limites aceitos. Segundo o Latin NCap, a fabricante já está trabalhando para melhorar esse aspecto.

Confira o vídeo do crash-test do Hyundai HB20:

 

 

Leia mais

 

Latin NCap adotará Teste do Alce a partir de dezembro

Chevrolet Onix conquista nota máxima e Mitsubishi L200 zera em crash-test

Novo Renault Duster segue com quatro estrelas de proteção no Latin NCap

Share This